O 15º Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial aponta que todos “principais riscos de longo prazo, em relação à probabilidade” são relacionados à problemas ambientais. Antes, as crises econômicas e financeiras eram as principais preocupações, agora as percepções de risco estão associadas às mudanças climáticas, e suas consequências, como a perda de biodiversidade e desastres ambientais.
“As mudanças climáticas são uma ameaça muito real e séria para a sociedade. Eventos climáticos extremos, como ondas de calor e inundações, estão se tornando mais comuns e graves. Fazendo com que as comunidades enfrentem custos humanitários e econômicos muitas vezes devastadores”, diz Alison Martin, membro do grupo de serviços financeiros Zurich Insurance Group, que trabalhou na compilação da publicação.
“Há uma pressão crescente nas empresas por parte dos investidores, reguladores, clientes e funcionários para que elas demonstrem sua resiliência à crescente volatilidade climática. Os avanços científicos significam que os riscos climáticos agora podem ser modelados com maior precisão e incorporados ao gerenciamento de riscos e aos planos de negócios,” diz John Drzik, presidente da Marsh & McLennan Insights.