Conselho que representa mais de 90 empresas reconhece mulheres e companhias que fomentam e inspiram a formação de novas lideranças
23/06/2022 – Foram anunciadas na tarde de ontem (22) as empresas e executivas vencedoras da 5ª edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina, que tem como objetivo reconhecer mulheres, empresas e iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação prioriza o ODS 5, que tem como meta alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas até 2030.
Neste ano, o Prêmio contou com duas categorias: Empresas Associadas, que reconheceu o trabalho de duas executivas, dentro das empresas que fazem parte do rol de membros do CEBDS, por suas iniciativas para o avanço dos ODS, e a categoria Mulheres no Board, que premiou duas empresas associadas avançadas em ter um conjunto de mulheres ocupando um Conselho interno da companhia.
As vencedoras da primeira categoria foram Clara Pacce Pinto Serva, da TozziniFreire, e Milena Rosa, da Schneider Electric. Como sócia, head da área de Empresas e Direitos Humanos, a atuação de Clara abrange diversos ODS, por meio do aprimoramento de políticas públicas, da assessoria e articulação de organizações da sociedade civil (OSCs), bem como da assessoria e formação de pontes com o setor empresarial. Além de assessorar clientes pro bono em temas e projetos relacionados a direitos humanos, Clara integra comitês e associações que definem formas de articulação para o avanço dessa pauta nacional e internacionalmente.
Milena, por sua vez, é líder global no Programa de Canal de Parceiros de Serviços para a América Latina. Além disso, é entusiasta na discussão de diversidade e inclusão e participa ativamente de debates e palestras sobre o tema. Em 2018, assumiu, paralelamente à sua função e de maneira voluntária, a diretoria do Instituto Schneider Electric na comunidade e, em 2021, foi nomeada Head de Responsabilidade Social da Schneider Electric Brasil. A atuação de Milena no Instituto Schneider proporcionou aumentos na quantidade, qualidade e impacto dos projetos, que posicionou o programa de voluntariado do Brasil como o terceiro melhor no mundo dentro da empresa.
Já as empresas premiadas na categoria Mulheres no Board foram Lojas Renner e Schneider Electric. Na Renner, as mulheres representam 25% do Conselho de Administração da Companhia. Além disso, o quadro de colaboradores é formado por 64,6% de mulheres, enquanto na alta liderança (a partir de gerente sênior) o percentual é de 47%, com presença de mulheres também em carreiras tradicionalmente masculinas, como engenharia e logística. Por lá, a meta é ter 55% dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres até 2030. A Schneider Electric Brasil tem 31% de seu board formado por mulheres e a meta de assegurar que, até 2025, 50% de todas as novas contratações, 40% dos gerentes de linha de frente e 30% da liderança sênior sejam mulheres.
Sobre o CEBDS
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne mais de 90 dos maiores grupos empresariais do país, cujo faturamento representa 47% do PIB brasileiro e que geram 1,1 milhão de empregos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.