Promover a retomada da economia brasileira em bases sustentáveis deve ser prioridade para os próximos governantes e parlamentares, tanto no nível federal quanto nos Estados. O país precisa de um plano estratégico com políticas públicas e ações que direcionem o desenvolvimento nacional para uma agenda verde – ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.
Por isso, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável lança a “Agenda CEBDS – Por um País Sustentável 2022”. É a terceira edição do documento, criado com o objetivo de contribuir com o debate sobre caminhos sustentáveis para o crescimento econômico e a redução da desigualdade no Brasil.
Assim como em 2014 e 2018, o CEBDS busca colaborar com a formulação de políticas, com soluções que tragam maior competitividade e prosperidade dentro dos próximos quatro anos de mandato de presidente e governadores, assim como da atuação de deputados federais e estaduais e de senadores.
Esta publicação completa o percurso iniciado com a Carta Aberta aos Presidenciáveis, lançada em abril, e continuado com os debates promovidos em junho no Seminário Visão 2050 – O Futuro é Feito Agora. O evento reuniu oito CEOs de empresas, representantes do governo e especialistas, em sete painéis, que discutiram caminhos para o desenvolvimento do país tendo como referência a “Visão 2050”, do CEBDS.
Como nessas iniciativas anteriores, as ideias da agenda são resultado de amplo diálogo entre a equipe técnica do CEBDS, suas empresas associadas e muitos outros atores com quem o Conselho tem trabalhado ao longo dos anos.
As proposições da agenda são divididas em 12 tópicos: redução do desmatamento; florestas e uso do solo; mercado de carbono; diminuição das emissões de metano; promoção de sistemas alimentares com práticas sustentáveis; redução das desigualdades sociais; regulamentação da convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais; transição energética; implementação das metas a serem definidas na COP 15 de Biodiversidade; licenciamento ambiental; saneamento básico; e inovação tecnológica.
São ações que podem ser executadas nos próximos quatro anos de mandato, seja no Poder Executivo ou Legislativo, em nível federal ou estadual. Ao trazerem a perspectiva empresarial brasileira, podem auxiliar presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais na construção de um país mais sustentável. É o compromisso do CEBDS de ser também uma entidade de assessoramento dos diversos níveis do governo brasileiro, independentemente de colorações ideológicas e partidárias.
A publicação da “Agenda CEBDS – Por um País Sustentável 2022” reforça o papel do setor empresarial na transformação para um novo modelo de desenvolvimento. É um convite para o aprofundamento do diálogo e de ideias capazes de contribuir para a construção de um Brasil mais próspero, justo e sustentável.
Acesse o documento completo AQUI (link para https://cebds.org/publicacoes/agenda-cebds-2022)