Sala de Imprensa

CEBDS lança Guia de CEOs sobre os Direitos Humanos

12/09/2019

Lançamento mundial destaca que a valorização da igualdade e diversidade nas corporações afeta positivamente os negócios

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2019 – O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lança nesta terça-feira (25) o Guia de CEOs sobre os Direitos Humanos, uma iniciativa do World Business Council For Sustainable Development que envolve 35 empresas de grande porte, presentes em 17 países e responsáveis por gerar 2,8 milhões de empregos, além de movimentar extensas cadeias de fornecedores em diversos setores da indústria. O guia foi publicado em inglês, francês, espanhol e, agora em português, com lançamento simultâneo em Brasil e Portugal. Entre as associadas do CEBDS estão Natura, Votorantim Cimentos e Phillip Morris. A iniciativa tem como propósito de consolidar os direitos humanos na cultura corporativa.

“Queremos motivar os líderes empresariais a irem além das conformidades legais. A empresa tem a responsabilidade fundamental de respeitar os direitos humanos, mas também tem oportunidades de transformar a vida das pessoas para melhor”, diz Marina Grossi, presidente do CEBDS. O Guia do CEO sobre Direitos humanos está disponível para download gratuito no site cebds.org.

 A publicação faz parte de uma série originada pelo WBCSD e trazida ao Brasil pelo CEBDS, que visa influenciar diretamente o mais alto nível de liderança das empresas, a fim de garantir a incorporação dos temas do desenvolvimento sustentável na tomada de decisões da empresa. Já foram lançados em português, guias para CEOS, em relação à água e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Empresas lidam com os direitos humanos diariamente em suas interações com funcionários, fornecedores, consumidores, parceiros e comunidades. O guia parte da premissa que liderar negócios garantindo os direitos humanos universais é uma das oportunidades mais poderosas de contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de afetar positivamente o custo de capital das empresas, pois investidores estão cada vez mais atentos à responsabilidade social e ambiental das empresas. 

Sobre o CEBDS

Fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais sobre o tema. O Conselho reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a 40% do PIB, e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. O Conselho é o representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).