Sala de Imprensa

CEBDS realizará seminário gratuito sobre mercado de carbono

31/08/2021


Evento acontece no dia 31 de agosto e traz grandes nomes entre os palestrantes

 

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizará, no dia 31 de agosto, das 10h às 11h, o Seminário de Lançamento do Marco Regulatório sobre o Mercado de Carbono. O evento, que é gratuito, será transmitido pelo YouTube da entidade, e contará com a participação de grandes como: Ronaldo Seroa da Mota, professor de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maurício Rodrigues, presidente da Divisão Crop Science para a América Latina da Bayer, Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neoenergia e Gustavo Pinheiro, coordenador do Portifólio de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade.

O evento, tem como objetivo apresentar e discutir o cenário atual e os desafios para a pauta da precificação das emissões de gases de efeito estufa. Há anos o CEBDS defende a criação de um mercado de carbono regulado ou voluntário para o país, o que traria vantagens por ser um elemento central para auxiliar o processo de tomada de decisões do setor empresarial por meio da internalização dos custos dos riscos e oportunidades da NDC e pela necessidade de políticas robustas, abrangentes e de longo prazo para que o Brasil tenha a chance de atingir as metas de 1,5 C e emissões líquidas zero até 2050, entre outras vantagens, como a oportunidade de ampliação de negócios.

“O setor empresarial tem papel fundamental como importante ator dessa mudança, pois pode mobilizar recursos humanos e de investimento, impulsionar a inovação tecnológica e financiar a transição para uma nova economia de baixo carbono”, pontua Maria Grossi, presidente do CEBDS.

 

Programação

10:00 – 10:05 – Abertura: Marina Grossi, presidente, CEBDS

 

10:05 – 10:20 – Apresentação do Marco Regulatório: Ronaldo Seroa da Mota, professor de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

10:20 – 11:00 – POTENCIAL DO BRASIL NO MERCADO DE CARBONO MUNDIAL

  • Maurício Rodrigues, presidente da Divisão Crop Science para a América Latina da Bayer
  • Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neoenergia

Moderação: Gustavo Pinheiro, coordenador do Portifólio de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade

 

11h – Encerramento

 

O seminário conta com os seguintes apoiadores:

 

Parceiro: ICS

Patrocinadores Master: Bayer e Neoenergia

Patrocinadores Sênior: Schneider Electric  e Vale