Sala de Imprensa

CEBDS reúne empresas e embaixador do país-sede de Conferência da ONU para debater o futuro da energia

17/05/2023

Debates vão avaliar a transição energética no planeta com a participação do embaixador dos Emirados Árabes, sede da Conferência do Clima deste ano

Fundamental para o combate às mudanças climáticas, a transição energética deve ser um dos principais temas da Conferência do Clima da ONU deste ano, a COP28, que acontecerá em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Por isso, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizará um evento para discutir o tema, com representantes do setor empresarial e o Embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwadi.

O workshop Transição Energética & COP28, que terá transmissão online ao vivo, acontecerá no dia 18 de maio, das 10h às 12h, e contará com a participação da presidente do CEBDS, Marina Grossi; do presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso; e de CEOs de empresas associadas ao Conselho, além do embaixador do país-sede da Conferência da ONU.

O objetivo é discutir os desafios para a descarbonização do setor energético e as oportunidades competitivas para o Brasil neste setor. Afinal, a extensão territorial do país, as condições climáticas e a experiência com diversas fontes de energias renováveis representam importantes vantagens frente à necessidade global para a migração para uso de energias limpas.

No evento, o CEBDS lançará o estudo “Roadmap: Os Caminhos do Setor Empresarial Brasileiro na Transição Energética Nacional”, realizado em parceria com a PSR, que apresenta uma série de soluções que empresas já estão adotando para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, analisando oportunidades e desafios. A pesquisa contou com entrevistas de representantes de 22 grandes companhias de diversos setores da economia com atuação no Brasil, como mineração, bebidas e alimentos, cimento, aço, transporte aéreo, gestão ambiental, energia e indústria automotiva.

As soluções apresentadas aliam a redução de emissões de gases de efeito estufa e oportunidades de negócios, e vão desde tecnologias promissoras para diversos setores até soluções personalizadas para atividades em que a descarbonização se mostra um desafio maior. O relatório mostra possibilidades e desafios para as indústrias químicas, cimento, óleo & gás e aço.

Serviço:

Workshop Transição Energética & COP28

Data: 18 de maio, das 10h às 12h

Programação: 

10:00 – 10:10:  Abertura com Marina Grossi, presidente do CEBDS

10:10 – 10:25: Discurso do Embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwadi, sobre a COP 28 e oportunidades para o setor produtivo do Brasil

10:30 – 11:00: Apresentação de Luiz Augusto Barroso, CEO da PSR, sobre o estudo “Roadmap: Os Caminhos do Setor Empresarial Brasileiro na Transição Energética Nacional”

11:00 – 11:20: Rodada 1 de perguntas: Como o setor produtivo pode contribuir para a construção de uma transição energética segura e, sobretudo, justa? 

11:20 – 11:40: Rodada 2 de perguntas: Como as empresas que atuam no Brasil enxergam o momento atual e estão se preparando para as próximas COPs?

11:40 – 12:00: Debate com o Embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwadi

Link para transmissão ao vivo: Link