Sala de Imprensa

CEBDS reúne especialistas na COP 27 para discutir os benefícios do mercado de carbono

27/10/2022


Evento, que acontece na Blue Zone, abordará a regulamentação deste mercado e a sua importância para o cumprimento de objetivos de neutralidade climática

O CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), realiza neste sábado, dia 12 de novembro, às 11h15, o painel “O papel de um mercado de carbono regulado para apoiar o setor empresarial brasileiro no alcance de metas net-zero”. O evento acontece na Blue Zone da COP 27, espaço que reúne os negociadores da conferência da ONU, em Sharm El Sheikh, no Egito. O objetivo do encontro é debater as implicações da regulamentação de um mercado nacional de carbono com um grupo de especialistas que inclui academia e entidades setoriais.

Para o CEBDS, a criação de um mercado regulado de carbono, bandeira que defende desde 2016, é um elemento fundamental para a adequação do setor produtivo no enfrentamento ao aquecimento global. Afinal, as empresas brasileiras têm o desafio de se reestruturarem e inovarem, estabelecendo compromissos e buscando medidas para implementar metas net-zero que aumentem a ambição da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira e fortaleçam o objetivo de longo prazo de neutralidade climática até 2050. 

Com o objetivo de discutir os benefícios e implicações do mercado regulado de carbono e seu papel para que o setor empresarial alcance os objetivos de neutralidade climática, o painel reunirá Ronaldo Seroa da Motta, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ; Victor Salviati, ​Superintendente de Inovação & Desenvolvimento Institucional da FAS (Fundação Amazônia Sustentável); Viviane Romeiro, responsável técnica pela Câmara Temática de Clima do CEBDS; Karen Tanaka, Gerente de Sustentabilidade da AMBEV; e Caroline Prolo, Diretora Executiva da LACLIMA.