Sala de Imprensa

CEOs de empresas e especialistas debatem caminhos para o crescimento sustentável do país

15/06/2022


Avanços e desafios da agenda verde no Brasil serão o tema do Seminário “Visão 2050: o futuro é feito agora”, organizado pelo CEBDS

 

Com o objetivo de analisar os avanços e os desafios das agendas econômica, social e ambiental no país, o CEBDS (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) realiza o seminário “Visão 2050: o futuro é agora”. O evento acontece em São Paulo no dia 22 de junho, das 9h às 18h, com transmissão online ao vivo.

O encontro reunirá especialistas em sustentabilidade, representantes do poder público e executivos do setor empresarial, incluindo CEOs e diretores de parte das 94 companhias associadas ao CEBDS – que há 25 anos representa o setor empresarial no debate sobre sustentabilidade no país. 

Entre os palestrantes está Raul Jungmann, que hoje lidera as relações institucionais do Porto Digital e já foi ministro da Agricultura, da Defesa e da Segurança Pública, além de deputado federal. O seminário também terá representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das seguintes empresas: Ambev, Arcadis, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, BRK Ambiental, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Grupo Carrefour, Iguá Saneamento, Itaú, JBS, Lojas Renner, Lwart Soluções Ambientais, Microsoft, Natura &Co, Nestlé, Santander, Schneider Electric, Siemens, Vale, Vedacit, WestRock e Yara Brasil.

Serão sete painéis temáticos, que analisarão assuntos como: a Amazônia e seu desenvolvimento; combate à desigualdade e o papel das empresas; caminhos para o desenvolvimento econômico com a conservação da natureza; e exemplos de práticas ESG nos negócios.

O CEBDS representa 94 companhias com atuação no Brasil, cujo faturamento somado equivale a quase 50% do PIB brasileiro e que geram mais de 1 milhão de empregos. A Visão 2050 é a publicação liderada pelo Conselho que apresenta propostas para enfrentar os desafios climáticos, econômicos e sociais em oito pilares: pessoas, cidades, economia circular, água e saneamento, biodiversidade, alimentos, energia e finanças. 

Além do debate sobre o futuro, o encontro trará um assunto de curto prazo. No painel “Diálogo multissetorial: o Brasil que precisamos”, será discutida a Carta Aberta aos Presidenciáveis, em que as empresas propõem aos candidatos à Presidência da República 12 linhas de ação para uma economia mais limpa, inclusiva e atenta aos direitos humanos.

“Este é um ano muito oportuno porque temos a convergência dos 30 anos da Rio-92 e as eleições. Os próximos quatro anos serão decisivos para atingirmos os objetivos da Visão 2050. A sustentabilidade não é mais uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência, tem que estar no cerne dos negócios e do planejamento estratégico do país. Precisamos enfrentar os desafios para alcançar os objetivos traçados”, destaca a presidente do CEBDS, Marina Grossi. “Qual é o país que eu quero? Como eu me enxergo? Qual o meu potencial?”

O debate tem patrocínio master da JBS. Os patrocinadores ouro são: Arcadis, Azul Linhas Aéreas, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Equinor, Lojas Renner, Lwart Soluções Ambientais e Yara Brasil. 

A programação completa pode ser conferida no site do evento: www.visao2050.com.br

 

SERVIÇO:

Seminário Visão 2050: o futuro é feito agora

Data e hora: 22/06/2022, das 9h às 18h

Local: Torre Nações Unidas – Av. das Nações Unidas, 12.495 – Auditório – Cidade Monções, São Paulo

Transmissão online: mídias sociais do Valor Econômico, parceiro do projeto

Programação e inscrições: www.visao2050.com.br 

 

Contato para a imprensa

Approach Comunicação

Lygia Freitas – (24) 98816-8288 ou lygia.freitas@approach.com.br

Yasmim Ribeiro – (21) 99758-0123 ou yasmim.ribeiro@approach.com.br 

 

Sobre o CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne mais de 90 dos maiores grupos empresariais do país, cujo faturamento representa 47% do PIB brasileiro e que geram 1,1 milhão de empregos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.