Sala de Imprensa

Empresariado brasileiro quer agenda sustentável dos candidatos à Presidência

04/04/2022


Carta lançada pelo CEBDS lista 12 propostas para garantir ganhos ambientais e sociais e um ambiente benéfico aos negócios no Brasil

O setor empresarial brasileiro lança hoje (04) a Carta Aberta aos Presidenciáveis, um documento que reúne 12 propostas para os programas de governo de candidatas e candidatos à Presidência do Brasil. O documento é capitaneado pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), que reúne 85 companhias que atuam no Brasil e cujos faturamentos somados representam cerca de 50% do PIB nacional. Nela estão listados temas e medidas capazes de colocar o país na vanguarda da economia verde mundial, trazendo desenvolvimento com respeito ao meio ambiente, justiça social e competitividade econômica. 

“A sustentabilidade não é uma questão de governo, mas sim de Estado”, afirma Marina Grossi, presidente do CEBDS, sobre o documento. Na carta aberta, o setor empresarial brasileiro destaca a necessidade de cumprimento de compromissos assumidos pelo Brasil, como o fim do desmatamento ilegal, a reversão da perda florestal e a redução de emissão de gases de efeito estufa. Outros pontos abordados são a universalização do saneamento básico, a transição energética e o incentivo a sistemas alimentares sustentáveis, além de um plano para a redução das desigualdades sociais, acentuadas pela pandemia de Covid-19.

“As empresas precisam de um ambiente em que os diferentes setores da sociedade estejam pactuados. Estamos em um momento de grande disrupção no modelo de desenvolvimento. Precisamos olhar para a frente e repensar o crescimento econômico para fazer valer a vantagem que o Brasil já tem: o grande potencial de uma economia limpa”, comenta Marina Grossi.  

No documento, o CEBDS ressalta a importância da articulação entre os diferentes níveis governamentais e a relevância de tratar os temas de forma transversal, gerando novos negócios, empregos qualificados e renda. “É certo que já não existe qualquer outra possibilidade de desenvolvimento que não seja ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, diz trecho da carta.

O documento é o primeiro passo de uma sequência de três ações que visam influenciar positivamente as agendas dos candidatos. Em junho o CEBDS promoverá um evento para propiciar o diálogo direto entre os candidatos e os empresários; em agosto, com todas as candidaturas oficializadas, as propostas trazidas na carta lançada hoje serão detalhadas e entregues pessoalmente aos candidatos e às suas equipes.

Esta é a terceira vez que o CEBDS apresenta sugestões para a agenda dos candidatos. Desde 2014 a entidade assessora os presidenciáveis em relação à sustentabilidade. O objetivo é contribuir com soluções que garantam a competitividade e prosperidade dentro dos quatro anos de mandato. Em relação ao documento lançado em 2018, por exemplo, três pontos tiveram importantes avanços: novas regras para o saneamento básico, estimulando investimentos e a melhoria no atendimento à população; a criação da lei sobre Pagamento por Serviços Ambientais; e a necessidade de criação de um mercado regulado de carbono no país.

As propostas do setor empresarial brasileiro para os candidatos à presidência da república podem ser conhecidas neste link

 

Sobre o CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne mais de 80 dos maiores grupos empresariais do país, cujo faturamento representa 47% do PIB brasileiro e que geram 1,1 milhão de empregos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.