Sala de Imprensa

Nossa homenagem a Erling Lorentzen

10/03/2021


Existem pessoas capazes de enxergar o futuro antes de todas as outras e lançar as bases para mudanças que são compreendidas somente muitos anos depois. Erling Lorentzen, que nos deixou hoje, aos 98 anos, foi um desses seres.

Norueguês de nascimento, mas brasileiro de coração, fundador e presidente de honra do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Erling vislumbrou, desde os anos 1960, quando fundou a Aracruz Celulose, um modelo de desenvolvimento completamente diferente do que se fazia à época. Para ele, não apenas era possível, mas necessário, atuar com responsabilidade socioambiental, reduzindo impactos e medindo o valor dos recursos naturais. Essas propostas, reunidas no livro Change Course, publicado pelo CEBDS, influenciaram imensamente o debate durante e após a Rio 92.

O pioneirismo visionário de Erling serviu de exemplo e frutificou. Aqui no CEBDS, iniciativas como a Visão 2050, da qual lançaremos uma versão atualizada nas próximas semanas, buscam esse mesmo olhar para o futuro, conciliando desenvolvimento e sustentabilidade ao dialogar com os principais desafios para as empresas e a sociedade nas próximas três décadas.

Em 2016, tivemos a oportunidade de homenagear Erling durante o Sustentável, nosso congresso voltado à sustentabilidade. Na ocasião, com mais de 90 anos e ainda saltando regularmente de paraquedas, a vitalidade com que ele falava de suas ideias e projetos no inspirou a todos.

Nesse momento, em que ele nos deixa, é hora de resgatar e compartilhar o seu legado em favor do Brasil e da humanidade e do planeta. Nosso caloroso abraço à família e aos amigos de Erling e a todos aqueles que, como nós, foram tocados pelo seu exemplo e sua mensagem.

 

Marina Grossi e Marcos Bicudo

Presidentes do CEBDS e Vedacit, respectivamente.