Premiação do CEBDS dará visibilidade a iniciativas de empoderamento feminino que poderão ser adotados por empresas. Inscrições vão até 20 de julho
Mulheres, empresas e ONGs de todo o Brasil que exerçam alguma ação para o empoderamento de meninas e mulheres e promoção da equidade de gênero podem se inscrever na terceira edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina. São quatro categorias que contemplam representantes da iniciativa privada, governo e terceiro setor: Empresas Associadas, Iniciativa Novas Líderes, Voto Popular e Projeto Social.
As duas primeiras categorias passarão por um júri composto de mulheres notáveis em suas áreas de atuação, entre elas, a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, Ana Toni; a diretora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Génot, a ex-ministra do Meio Ambiente e Sênior Fellow para Sustentabilidade, Mudança do Clima e Agricultura do CEBRI, Izabella Teixeira; e Anielle Guedes, da Urban 3D.
Já na última categoria, que estreia este ano, os projetos inscritos que cumprirem as exigências do edital serão apresentados às empresas associadas e poderão ser “adotados” por uma delas (ou mais) por um período de 12 meses. As inscrições do prêmio foram prorrogadas até 20 de julho. O edital e formulário de inscrições estão disponíveis em cebds.org.
A iniciativa é do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que representa 60 dos maiores grupos empresariais do País e promove a sustentabilidade ambiental e social com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação visa impulsionar no Brasil o cumprimento do ODS 5, que tem como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030.
Marina Grossi, presidente do CEBDS, é atualmente uma das pessoas mais influentes no setor empresarial para promoção da diversidade e equidade de gênero. Além desta premiação, que está em sua terceira edição, Marina realiza debates e diálogos com empresas e sociedade civil para alavancar o aumento da presença de mulheres em cargos de alta de liderança.
“A participação de mais mulheres em processos de tomada de decisão nas empresas, na economia, e na política é um dos caminhos apontados pela ONU para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este é dos grandes desafios da atualidade, que deve ser assumido por todos nós”, diz.
Conheça as quatro categorias do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina 2019
Sobre o CEBDS
Fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais sobre o tema. O Conselho reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a 40% do PIB, e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. O Conselho é o representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), e atua por meio de seis Câmaras Temáticas (fóruns) que reúnem representantes de empresas associadas para construção e desenvolvimento de projetos relacionados a temas da Sustentabilidade: Água, Biodiversidade, Clima, Impacto Social e Finanças.