Começa a COP 25 em Madrid

A Organização das Nações Unidas abre nesta segunda-feira (02/12) a cúpula do clima –  COP 25. O evento ocorre de 2 a 13 de dezembro, com líderes mundiais de quase 200 países, totalizando cerca de 29 mil pessoas. Mais de 50 chefes de Estado devem comparecer à COP 25, que tem como slogan “Hora da Ação” (Time for Action).

O ministro polonês do clima, Michał Kurtyka, que liderou a rodada de negociações climáticas da ONU na cidade de Katowice, em dezembro de 2018, disse que um aumento no ativismo climático entre jovens enfatizou a urgência da questão.”Talvez o mundo ainda não esteja se movendo no ritmo que gostaríamos, mas minha esperança ainda está particularmente entre os jovens”, disse Kurtyka na cerimônia de abertura oficial das negociações em um centro de conferências em Madri.

Brasil na COP

Ainda não se conhecem as posições que o Brasil irá levar para as mesas de negociação na Conferência do Clima, porém um dos principais pleitos do governo brasileiro será cobrar dos países desenvolvidos o aumento do financiamento que visa compensar a redução das emissões de gases de efeito estufa alcançada pelo país nos últimos anos.

“O governo brasileiro fez um esforço muito grande para reduzir as emissões até 2020 e a compensação não foi feita. Não teve aporte financeiro suficiente para ajudar e reconhecer o esforço do país no combate às mudanças do clima”, disse Paulo Cezar Rotella Braga, primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores e um dos negociadores brasileiros na COP25, em uma palestra por Skype na reunião aberta do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

O Brazil Climate Action Hub, um espaço aberto e plural, em que governos, organizações da sociedade civil, imprensa, parlamentares e o setor empresarial promoverão discussões sobre os desafios da ação climática no contexto brasileiro e latino-americano. Confira aqui o destaque da programação (realizada pelo ICS) de eventos realizados no pavilhão 8, localizado na Blue Zone.

“Guerra contra natureza deve parar”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse um dia antes da abertura da COP 25 que “por muitas décadas, a espécie humana tem estado em guerra com o planeta” e que agora, “o planeta está revidando.”

António Guterres destacou dados do relatório sobre o do clima produzido pela Organização Mundial de Meteorologia, “os últimos cinco anos foram os mais quentes já registrados, o nível do mar é o mais alto da história da humanidade.”

De acordo com o representante da ONU, “a biodiversidade na terra e no mar está sob ataque severo, desastres naturais relacionados ao clima estão se tornando mais frequentes, mais mortais, mais destrutivos, com crescentes custos humanos e financeiros.”

“Vemos as tecnologias avançarem numa boa direção (…). Mas falta vontade política. E os principais países emissores, embora tivéssemos tido 70 países em Nova Iorque a concordar e a se compromete com a neutralidade de carbono até 2050, os principais países emissores ainda não o fizeram. E se não fizerem, os nossos objetivos não são alcançáveis”, aponta Guterres.

O que é a COP?

A COP – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática da (UNFCCC), é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Estabelece as obrigações básicas das 196 Partes (Estados) e da União Europeia para combater as mudanças climáticas.

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo de tomada de decisão da UNFCCC. As Partes se reúnem todos anos para analisar analisar o progresso na implementação da Convenção, em que outros instrumentos que apoiam seu estabelecimento são propostos, avaliados e aprovados.

A primeira COP foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995. Já foram 24 COPs realizadas, a última em Katowice, na Polônia, em dezembro de 2018. A Presidência da COP alterna as regiões das ONU: África, Ásia, Europa Central e Oriental, Europa Ocidental e América Latina e Caribe.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.