Estudo apresenta negócios de sucesso na Amazônia com a floresta em pé

O desenvolvimento sustentável na maior floresta tropical do mundo é uma realidade que gera negócios, empregos e renda com as árvores em pé, mostra o “Estudo de Boas Práticas Empresariais na Amazônia”, feito pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) em parceria com o Idesam.


O estudo analisou 143 iniciativas, de 53 companhias, e se aprofundou sobre 11 delas para apontar ações escaláveis e replicáveis, que combinem produção e preservação. As iniciativas envolvem mais de 30 parceiros e beneficiam diretamente 50 mil pessoas com geração de empregos e renda de forma sustentável.

Principais resultados do estudo:

  • Preservar e produzir na Amazônia não são verbos antagônicos;
  • Iniciativas bem-sucedidas: bioeconomia, restauração de áreas degradadas, desenvolvimento de startups, capacitação profissional, agricultura sustentável e de maior produtividade, inteligência artificial na prevenção ao desmatamento;
  • Maiores desafios: mão de obra especializada; garantia de renda sustentável; gargalos estruturais; logística; escoamento da produção; monitoramento de impacto; tecnologias e arranjos adequados à região;
  • Lições aprendidas: diálogo transparente; comprometimento da alta liderança empresarial; construção e valorização de capacidades locais; equilíbrio entre resultados rápidos para engajamento e o tempo exigido para desenvolvimento local; metodologias flexíveis à realidade local; governança participativa/ inclusiva (com instituições locais, poder público, lideranças comunitárias); ancoragem em demandas e vocações locais.


Empresas com ações destacadas no estudo: Amaggi, Amazon, Bayer, Dow, Energisa, Michelin, Microsoft, Natura, Neoenergia, Suzano e Vale.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)