Acontece nas Câmaras

 

CTÁgua

A Câmara Temática de Água  iniciará no segundo semestre o projeto de Engajamento de Comitês de Bacia, que será apresentado no Fórum Mundial da Água, em Brasília. Os associados definirão os critérios para escolha da bacia hidrográfica para o projeto na próxima reunião da Câmara. Além disso, a CT se reuniu com representante da Agência Nacional de Águas (ANA) para discutir a criticidade hídrica atual e os impactos para o setor empresarial. A próxima reunião da CTÁgua será no dia 17 de setembro, em São Paulo.

 

CTBio

A Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia   está se preparando para a 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (COP-12), que será realizada em Pyeongchang, na Coreia do Sul, de 6 a 17 de outubro deste ano. Com o objetivo de expor a contribuição do setor empresarial brasileiro para o alcance e o cumprimento das Metas Nacionais de Biodiversidade, a CT Bio organizará um evento paralelo intitulado “Business and Ecosystem Services – Achieving common goals towards Sustainability”, abordando os desafios e as oportunidades que este tema apresenta para o setor empresarial e apresentando o que as empresas brasileiras já têm feito sobre o assunto. No evento, será lançada a publicação que o CEBDS está desenvolvendo em parceria com a Reserva da Biosfera.

 

CTFin 

Terá início no segundo semestre desse ano o Programa de Capacitação sobre Capital Natural para o setor Financeiro, uma parceria entre a Câmara Temática de Finanças Sustentáveis e a GIZ. O Programa consiste em três oficinas de capacitação e dois estudos, a serem lançados até o final de 2014.  O primeiro estudo será sobre Quantificação de Riscos relativos ao Capital Natural, e o segundo sobre novas Oportunidades para o Setor Financeiro. O primeiro Workshop: Introdução ao Capital Natural: Entendendo Riscos e Oportunidades para o Setor Financeiro será realizado no dia 23 de setembro, das 9h às 17h, em São Paulo. O evento será aberto somente para bancos e seguradoras.

 

CTCom

O Ciclo de Encontros de CEOs, um dos projetos da Câmara Temática de Comunicação e Educação, em sua quarta edição que aconteceu no dia 22 de julho em São Paulo, contou com a presença de 9 CEOs. No encontro foram deliberados os últimos detalhes referentes ao Agenda, lançada no dia 06 de agosto. No quinto ciclo, que deverá acontecer até o final deste ano, serão definidos os próximos passos do Agenda e como se dará sua interlocução com o futuro governo. Outros três projetos estão no planejamento da CTCOM para 2015 que irá buscar dar continuidade ao ciclo de CEOs, a elaboração de dois novos guias (Marketing e P&D), o projeto sustentabilidade  na TV que busca inserir temáticas de práticas sustentáveis em novelas brasileiras e uma pesquisa com stakeholders sobre o uso de relatórios de sustentabilidade dentro das organizações. A próxima reunião da CTCOM será no dia 26 de agosto, na sede da Dow, em São Paulo.

 

CTMobi

Com o intuito de entender como a mobilidade corporativa se traduz em termos de competitividade e identificar soluções de negócio que podem ser colocadas em prática pelas empresas, a CTMobi  desenvolverá, junto com a Embarq Brasil e o WRI, um estudo sobre Mobilidade Corporativa. Além disso, a Câmara está discutindo a sua participação na Semana da Mobilidade em São Paulo. A próxima reunião será no dia 15 de setembro, em São Paulo.

 

CTClima

A Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima  desenvolverá um treinamento para gerenciamento de riscos climáticos, que envolverá as áreas de sustentabilidade, de meio ambiente, gestão de risco, supply chain e gerentes de projetos. O treinamento irá sensibilizar e capacitar as equipes das empresas associadas, especialmente a de gerenciamento de risco, sobre a questão da mudança climática e seu impacto ao core business da empresa. O objetivo do projeto é contribuir para um maior conhecimento técnico desses profissionais para que possam melhor identificar, avaliar e desenvolver estratégias de respostas aos riscos climáticos específicos aos seus negócios. Além disso, a CTClima está preparando a sua participação na 20ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP 20), que será realizada entre os dias 1 e 12 de dezembro, em Lima, no Peru. A data da próxima reunião é dia 16 de setembro, em São Paulo.

 

Projeto Financiamento Climático (CTFin e Clima)

O Projeto Financiamento Climático, das Câmaras Temáticas de Energia e Mudança do Clima e de Finanças Sustentáveis, que será apresentado na COP 20 em Lima, no Peru, está na fase da realização de entrevistas com os atores-chave neste processo. Nos bancos e nas seguradoras, os entrevistados são os representantes das seguintes áreas: Comercial, Projetos/Estruturação Financeira, Produtos, Crédito e Sustentabilidade. Nas empresas, as áreas identificadas são Projeto/Planejamento, Financeira, Sustentabilidade/MeioAmbiente, Operações e Energia. Este projeto tem como objetivo identificar os entraves organizacionais que dificultam o acesso do setor empresarial aos recursos disponíveis para financiamentos em eficiência energética e destacar as melhores soluções encontradas por instituições financeiras e empresas. As entrevistas visam validar hipóteses relacionadas ao desafio do investimento para eficiência energética levantada durante a fase de revisão bibliográfica no tema.