Acontece nas Câmaras

 

CTÁgua

A Câmara Temática de Água lançou em São Paulo, no dia 24 de março, a publicação “Gerenciamento de Riscos Hídricos no Brasil e o setor empresarial: desafios e oportunidades”. O documento foi concebido para guiar os gestores das empresas a implementar o gerenciamento de risco nas companhias, mostrando a relevância da segurança hídrica para os negócios.  O estudo dedica uma parte aos riscos inerentes ao setor empresarial e mostra metodologias e ferramentas disponíveis para sua gestão. Além disso, a CT está discutindo os temas de reuso e segurança hídrica. A próxima reunião da Câmara acontecerá dia 10 de junho, no Rio de Janeiro.

CTBio

A Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia tem como um dos principais projetos deste ano discutir a implementação dos critérios exigidos pelo Performance Standard 6  (de Biodiversidade), da Corporação Financeira Internacional (IFC), braço financeiro do Banco Mundial. Além disso, a CTBio acompanha as discussões sobre o marco regulatório de Pagamento por Serviços Ambientais e também está discutindo os indicadores de biodiversidade no Global Reporting Intiative (GRI). A próxima reunião da Câmara será no dia 02 de junho, em São Paulo.

CTFin

A Câmara Temática de Finanças Sustentáveis realizará um workshop, em parceria com a TruCost e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), para discutir os desdobramentos do estudo Natural Capital Risk Exposure of the Financial Sector in Brazil, no dia 7 de julho, das 08:30 às 12:30, na Febraban, em São Paulo. O objetivo do evento é envolver representantes de diferentes setores empresariais na discussão sobre riscos financeiros relacionados ao capital natural. Além disso, a CTFin está preparando o próximo estudo da série sobre capital natural, que abordará as oportunidades que surgem para o setor financeiro. A próxima reunião será no dia 16 de junho, em São Paulo.

CTCom

As principais ações da Câmara Temática de Comunicação e Educação durante esse ano dão continuidade ao Ciclo de Encontros de CEOs, que acontecerá em julho em São Paulo; e à elaboração de dois novos guias de sustentabilidade voltados as áreas de Marketing e Inovação. No dia 09 de junho acontecerá a próxima reunião da CTCom em São Paulo.

CTMobi

A Câmara Temática de Mobilidade Sustentável vai iniciar o estudo de mobilidade corporativa que tem como principais objetivos mapear a situação atual de mobilidade corporativa no Brasil e identificar soluções e mudanças que podem ser colocadas em prática pelo setor empresarial. Além disso, a CTMobi está discutindo o tema da segurança viária e o desenvolvimento de um manual de boas práticas sobre o tema, com o objetivo de apresentá-lo na Conferência Global de Segurança Viária da ONU, que será realizada em novembro, em Brasília.

CTClima

No mês de maio, a Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima  desenvolveu a capacitação em gestão de riscos climáticos voltada para as áreas de sustentabilidade, de meio ambiente, gestão de risco, supply chain e gerentes de projetos; além das capacitações do projeto de gestão de carbono na cadeia de valor, que estão na 4ª edição. A CTClima também está preparando a sua participação na 21ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP 21), que será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris, na França. A próxima reunião será no dia 11 de junho, em São Paulo.

CTSocial

A Câmara Temática de Impacto Social realizou os dois primeiros workshops sobre o Impacto Social dos Negócios. Esses workshops – voltados para empresas de bens de consumo e indústrias de base e extrativistas, respectivamente – fazem parte do projeto para a construção de uma publicação sobre o tema, que focará na definição do que é o impacto social dos negócios, como ele já é mensurado e avaliado nas operações e como sua comunicação para stakeholders externos pode ser aprimorada. A partir de maio entrevistas individuais com outros atores serão conduzidos e o próximo workshop ocorrerá no fim de junho, voltado para empresas de serviços. A publicação será lançada em novembro.