CEBDS lança Guias de Sustentabilidade

 

Com o objetivo de orientar profissionais de diferentes departamentos a aplicarem a sustentabilidade no dia a dia das organizações, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desenvolveu um conjunto de guias de sustentabilidade para empresas – “Como Inserir a Sustentabilidade em seus Processos”, que faz parte de um acervo de cerca de 70 publicações já lançadas pela organização. Inspirados em cases de boas práticas e experiências de sucesso em empresas líderes no país, foram lançados dois novos volumes da série, dessa vez com foco em Inovação e Marketing. O lançamento ocorreu no primeiro dia de evento do Sustainable Brands 2015, no Rio de Janeiro.  Em 2014 já foram divulgados os guias de Finanças e Gestão de Pessoas.

Os guias trazem conceitos, especificidades dos setores industrial, de varejo e de serviços, além de recomendações, dicas e experiências positivas de empresas que já implementaram essa gestão. O material funciona como um convite para as companhias pensarem sustentabilidade em todos os departamentos. A partir daí adaptações e novas iniciativas poderão ser desenvolvidas e compartilhadas, potencializando a estratégia sustentável das organizações, que afeta a reputação da empresa e, consequentemente, o seu desempenho e a aceitação ou a rejeição de seus públicos de relacionamento.

Guia de Sustentabilidade para Empresas – Inovação tem o objetivo de apoiar os departamentos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e todas as áreas que pensam transformações em uma organização a desenvolverem seus projetos sustentáveis. Este Guia busca estimular a adoção de práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, entendendo a interdependência da empresa com o mercado em que atua.

Já o Guia de Sustentabilidade para Empresas – Marketing apresenta formas de apoiar o departamento a se tornar mais sustentável, considerando sua característica de transversalidade e de canal de relacionamento com todos os públicos da corporação, em especial clientes e consumidores. Fundamental no processo de venda de produtos e serviços e no entendimento do cliente sobre o posicionamento da companhia na sociedade em que atua, o departamento é decisivo na adoção da sustentabilidade como diretriz estratégica de uma corporação de forma orgânica.

Em um momento em que consumidores estão passando a decidir a compra de forma mais engajada, considerando parâmetros de sustentabilidade e criando identificação com marcas posicionadas com o desenvolvimento sustentável, o marketing deixa definitivamente para trás seu papel de divulgador para protagonizar o debate, promovendo iniciativas e práticas junto a cada departamento da organização com seus públicos externos.

Nesse cenário, o princípio do desenvolvimento sustentável passa a nortear cada ação desenvolvida pela área. Logo, precisam ser revistas as ferramentas comerciais, os materiais usados nas campanhas, eventos, estratégias de endomarketing, formatos e canais de comunicação. Os produtos devem ser reavaliados sob o prisma da sustentabilidade e os preços rediscutidos. Além disso, o ciclo de vida do produto se torna prioridade. As embalagens passam a ser parte integrante do produto, e não somente onde é acondicionado para a venda, tornando-se plataformas de relacionamento da companhia, desde o formato e materiais que as compõem, até pela transparência de dados que informam ao consumidor.

Os Guias têm patrocínio da Editora Abril, Arcelor Mittal, Itaú, Bradesco, Brasken, Santander, Alcoa e Shell.