CEBDS lança relatório sobre seus 20 anos de atuação

Nessa terça-feira (12), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentou o  hotsite do relatório sobre os 20 anos de atuação da instituição, comemorados ao longo de 2017. O lançamento ocorreu durante o debate sobre o estudo “Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono para o Longo Prazo”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Para coroar as duas décadas de vida que o CEBDS completa esse ano, preparamos um hotsite que conta toda essa trajetória e dá a dimensão de quanta coisa a gente já fez. Nele, nós trazemos um balanço do período; uma linha do tempo com os grandes marcos da sustentabilidade no mundo e do CEBDS; depoimentos de pessoas muito importantes para nós; uma grande lista de entregas que concretizamos; uma mensagem sobre o futuro; enfim, é um grande passeio pela história do CEBDS”, ressaltou a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

O documento, que pode ser acessado online e de forma dinâmica, foi dividido em cinco seções:

A evolução dos debates

Marina Grossi, presidente do CEBDS desde 2010, e Marcos Bicudo, chair da instituição há nove anos, apresentam sua visão pessoal sobre a evolução do debate em torno do desenvolvimento sustentável nas últimas décadas e o protagonismo do CEBDS nos cenários brasileiro e internacional.

Uma trajetória de vanguarda

Nesta seção, o leitor saberá mais sobre a atuação pioneira do Conselho no cenário brasileiro, que desde 1997 acompanha os principais avanços do debate sobre desenvolvimento sustentável no país e no mundo.

A voz da sustentabilidade empresarial

Nesta seção, podem ser encontrados os princípios, a atuação, a estrutura organizacional e os associados do CEBDS, que atualmente congrega cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa, no Brasil, a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 70 conselhos nacionais e regionais em 61 países e de 22 setores industriais, além de mais de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.

Redes e parcerias

Uma das características mais importantes da atuação do CEBDS é sua capacidade de se conectar a redes, organizações, empresas e iniciativas não governamentais em diversos segmentos, tanto no Brasil quanto no exterior. Contando com um amplo leque de parceiros e participando de forma ativa dos principais fóruns de discussão sobre o desenvolvimento sustentável, o CEBDS contribui de forma decisiva para o amadurecimento da sustentabilidade corporativa no país – com publicações, workshops, eventos e grupos de estudo dedicados a diversos temas sociais, ambientais e econômicos.

Para 2050 e além

Em 2050 seremos 10 bilhões de pessoas no mundo. Por mais que existam pesquisas para orientar nossa ação hoje na busca por um amanhã melhor, instabilidades geopolíticas, potenciais disrupções causadas por avanços tecnológicos e as mudanças no sistema climático tornam difícil a projeção de um futuro sem preocupações. Diante das incertezas geradas por esses e outros fatores, há a necessidade de organizar ações que integrem diversos setores da sociedade, de forma colaborativa.