CEBDS participa de workshop da ONU sobre implementação do ODS 12.6

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ligada à ONU Meio Ambiente, promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o ‘Workshop de Capacitação para Promotores de Políticas e Outras Partes Interessadas – Melhorando Capacidades para Gerenciar Informações de Relatório de Sustentabilidade Empresarial nos países da América Latina’ em Santiago no Chile. O CEBDS participou do evento e ministrou uma palestra no painel “Relatório de Sustentabilidade Empresarial: Perspectiva do Setor Privado”.

Além do CEBDS, o evento contou com a participação do Ministério do Meio Ambiente, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Gestão Origami, de representantes da ONU e de países como Argentina, Chile e Colômbia. O evento teve como principal objetivo mobilizar para a implementação do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12.6, que trata de incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios. Além disso, o workshop buscou conscientizar os tomadores de decisão em países na América Latina sobre a utilidade e o potencial do relatório de sustentabilidade para a formulação de políticas públicas, entre outras ações.

A assessora técnica de Projetos Institucionais do CEBDS Tatiana Araujo falou sobre os resultados identificados pelo relatório “Reporting Matters” nos relatórios de sustentabilidade da América Latina, sobre como o setor empresarial pode incorporar os ODS em suas atividades com o auxílio do Guia dos ODS para as empresas e sobre a plataforma recém lançada pelo WBCSD, “Reporting Exchange”, que auxilia as empresas na busca de requisitos regulatórios obrigatórios e voluntários para países, setores ou assuntos específicos, assim como recursos para a elaboração de relatórios não financeiros. Tatiana Araujo também destacou a iniciativa da bolsa de valores brasileira B3 chamada “Relate ou Explique” [link], um esforço para encorajar as empresas listadas a publicar relatórios de sustentabilidade ou relatório integrado, incluindo critérios de ODS.

Durante o workshop foi elaborado um plano de ação com os próximos passos, que inclui a criação de uma comissão de cada país e lançamento de um Comitê Nacional para implementação do ODS 12.6.