Confira os eventos recomendados pelo CEBDS no 8º Fórum Mundial da Água!

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) será responsável por uma série de ações com o foco em eficiência hídrica na indústria e no combate ao desperdício, durante a semana do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

O Conselho lidera o Grupo de Sustentabilidade do Fórum e estará à frente de três sessões oficiais da programação. O CEBDS também lançará dois estudos relacionados à gestão eficiente da água e estará à frente do Water Business Day, evento desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Rede Brasil do Pacto Global.

O Fórum Mundial oferece uma vasta programação aos participantes, que incluem desde debates sobre o futuro dos recursos hídricos até exposições e mostras cinematográficas. O CEBDS fez uma seleção dos principais eventos para o setor empresarial. Confira alguns desses abaixo:

19 de março

Às 9h, será realizada a Abertura Oficial do 8º Fórum Mundial da Água. Depois, às 16h, a presidente do CEBDS, Marina Grossi, lidera a mesa “Compromissos empresariais com a segurança hídrica”, no Auditório Águas Claras. Na ocasião, será lançada a Carta Compromisso Empresarial pela Segurança Hídrica. O painel contará com a participação de Peter White, COO e vice-presidente do WBCSD; Tony Milikin, chefe global de Sustentabilidade da Ambev; Henrique Braun, CEO da Coca-Cola Brasil; Edison Terra Filho, vice-presidente de Poliolefinas (LATAM e Europa) da Braskem; Didier Debrosse, CEO da Heineken; Orson Ledezma, CEO da Ecolab; e Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental. A moderação será feita pelo embaixador Pio Wennubst, chefe de Cooperação Global e subdiretor geral da Swiss Development Corporation.

No mesmo dia, às 14h, a ONU lançará o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR).

20 de março

Às 9h, Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil, comandará o painel “Políticas de Segurança Hídrica”, que apresentará a visão da instituição sobre o tema. Já às 16h, serão debatidos os grandes programas de parceria público-privada na América Latina e no Caribe no evento paralelo “Interesse por Parcerias Público-Privadas no Setor de Água e Saneamento”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

21 de março

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza organiza, às 17h, o debate “A natureza como uma solução integradora: benefícios da infraestrutura natural para a segurança hídrica e adaptação”, onde serão apresentados cases e  oportunidades de investimentos em infraestrutura natural.

22 de março

Pela manhã, às 9h, Marina Grossi participará da sessão aberta responsável por elaborar a Declaração de Sustentabilidade do Fórum Mundial da Água. Também integram a mesa Pierre-Alain Roche, do Conseil Général de l’Environnement et du Développement Durable; Jovana Dodos, delegada do WWC BoG; Kanupriya Harish, membro do WWC BoG; Blanca Jimenez-Cisneros, da UNESCO; Abdoulaye Sene, presidente do Comitê de Organização do 9º Fórum Mundial da Água; Samuel Barreto, gerente nacional de Água da The Nature Conservancy; e Lúcio Rennó, professor de Ciência Política da UnB e presidente da CODEPLAN.

Às 11h, a presidente do CEBDS, Marina Grossi, apresentará as mensagens e os principais resultados colhidos no Water Business Day ao lado de Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria; Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global; e Percy Soares, coordenador da Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria.

A Fundação Renova, criada para contribuir com a recuperação das cidades atingidas pelo rompimento da barragem em Mariana (MG), debaterá, às 16h, os desafios da revitalização da Bacia do Rio Doce.