Conselho de Líderes promove encontro com FHC

O Conselho de Líderes, fórum que reúne os CEOs das empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), promoveu na tarde dessa terça-feira (28) um encontro com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, na Fundação FHC, em São Paulo. Na reunião, o ex-presidente ressaltou que a classe política ainda precisa se familiarizar com a agenda da sustentabilidade, já amplamente desenvolvida pelas empresas, e reconheceu que esta é uma agenda essencial para o futuro do país.

“Em 2018 vamos repetir o que foi feito de forma pioneira em 2014, quando o CEBDS reuniu CEOs para apresentarem uma agenda construída coletivamente pelas empresas aos candidatos à Presidência da República. O encontro com FHC representa um dos primeiros passos dessa articulação”, explicou a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Executivos de dez empresas estiveram presentes na reunião

Os líderes presentes reforçaram junto a Fernando Henrique Cardoso o papel que o CEBDS vem exercendo no cenário nacional, agregando competidores naturais em prol da transição para uma economia de baixo carbono e aliando desenvolvimento sustentável à inovação.

O Conselho de Líderes deverá realizar novas consultas a instituições e outros nomes de peso para garantir a maior relevância e representatividade possível.

Estiveram presentes no encontro Tania Cosentino, CEO da Schneider na América do Sul; Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú e presidente da Rede Brasil do Pacto Global/ONU; Ralph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul; Haakon Lorentzen, presidente do Grupo Lorentzen; Nour Bouhassoun, presidente da Michelin América do Sul, Central e Caribe; André Araújo, presidente da Shell Brasil; André Clark, presidente da Siemens no Brasil; Gustavo Chicarino, presidente da Ticket Log; Rogério Zampronha, presidente da Vestas Brasil; e Marcelo Behar, diretor de Assuntos Corporativos da Natura.

Conselho de Líderes

O Conselho de Líderes é uma instância do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ele agrupa de modo transparente altos executivos de grandes empresas, algumas do mesmo ramo de atividades, em atuação no Brasil. Também conta com observadores da sociedade civil.

O Conselho foi criado em março de 2015, com o objetivo de compartilhar a visão de sustentabilidade de CEOs e altos executivos com o poder público de diferentes esferas e a sociedade. Os temas do Conselho estão diretamente ligados ao enfrentamento das mudanças climáticas e à chamada economia de baixo carbono. Em suma, ações sustentáveis na cadeia de negócios, inclusivas, geradoras de tecnologia e de lucros, que ajudarão a proteger o planeta, conservando seus recursos naturais, base para o desenvolvimento consistente, responsável e de longo prazo.