CPFL Renováveis e BNDES apresentam cases em webinar sobre Títulos Verdes

O segundo webinar do projeto Quebrando Muros aconteceu nesta quinta-feira (19) e abordou o tema Títulos Verdes – títulos de dívida emitidos por empresas e instituições financeiras para viabilizar projetos com impacto ambiental positivo. Direcionado para os profissionais da área financeira das empresas associadas ao Conselho, o evento contou com as palestras da CFO da CPFL Renováveis, Cynthia Hobbs, do Coordenador do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Raphael Stein, e da coordenadora da Câmara Temática de Finanças Sustentáveis (CTFin) do CEBDS, Laura Albuquerque.

Confira o webinar sobre Títulos Verdes na íntegra:

Laura Albuquerque introduziu a discussão apresentando o Guia para a Emissão de Títulos Verdes no Brasil, produzido pela CTFin do CEBDS e pelo Grupo de Trabalho de Green Bonds da FEBRABAN. A publicação foi premiada pelo Green Bond Awards 2017 da Environmental Finance como Iniciativa do Ano.

Cynthia Hobbs falou sobre a experiência da CPFL Renováveis que, em março de 2017, emitiu debêntures no valor de R$ 200 milhões e foi a primeira empresa da América do Sul a obter o Título Climático Certificado pelo critério de Energia Eólica pelo Conselho de Normas da Climate Bonds.

Raphael Stein falou sobre a atuação do BNDES no mercado de Títulos Verdes. Em maio deste ano, a instituição concluiu a captação de US$ 1 bilhão em Títulos Verdes, sendo o primeiro banco brasileiro a fazer uma emissão no mercado internacional.

Quebrando Muros
Por meio de webinars, o projeto Quebrando Muros, criado pela Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCom) do CEBDS, pretende fomentar os conceitos e as práticas da Sustentabilidade dentro de áreas estratégicas das empresas associadas ao Conselho.

O primeiro webinar foi realizado em agosto deste ano e abordou o tema de Compras Sustentáveis.