Guia para a Emissão de Títulos Verdes no Brasil ganha prêmio internacional

A publicação ‘Guia para a Emissão de Títulos Verdes no Brasil’  foi premiada pelo Green Bond Awards 2017 da Environmental Finance como Iniciativa do Ano. A publicação, desenvolvida pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi lançada em outubro de 2016.

O guia tem como objetivo orientar os participantes e interessados no mercado de títulos de renda fixa no Brasil a respeito do processo de emissão de Títulos Verdes.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi ressalta a importância do o tema para o país. “Estamos felizes com o prêmio e com o comportamento demonstrado pelo mercado. Há perspectivas muito concretas de que a retomada dos investimentos em nosso país ocorrerá incorporando a dimensão ambiental. O potencial de mercado de Títulos Verdes no Brasil é extraordinariamente grande e o guia é uma das ações que temos feito para impulsionar este mercado” ressaltou Marina.

Até ano passado, a única empresa brasileira a emitir Títulos Verdes era a BRF. Desde a divulgação do guia e dos workshops  realizados pelo CEBDS, em parceria com a Strategic Alliance, o número de emissões brasileiras mais do que dobrou. Outras três empresas associadas ao CEBDS – CPFL Renováveis, Fibria e Suzano Papel e Celulose – também realizaram emissões. Outra iniciativa importante foi a criação do Fundo de Energia Sustentável pelo BNDES, que associa o desenvolvimento de infraestrutura energética aos Títulos Verdes.