Itaú Unibanco ganha Prêmio SP De Bike ao Trabalho

No Dia De Bike ao Trabalho, em evento que reuniu representantes do ciclo-ativismo e terceiro setor, empresas e poder público no Sesc Pinheiros, foi entregue o Prêmio SP De Bike ao Trabalho, iniciativa da Bike Anjo e do Instituto Ethos, em sua primeira edição. O prêmio, inédito na América Latina, tem como objetivo reconhecer e fomentar as boas práticas empresariais de apoio à bicicleta. O evento procurou mostrar que, além de contribuir para a mobilidade, o uso da bicicleta no dia a dia pode e deve ser parte de uma estratégia de promoção de saúde.

O Itaú Unibanco foi o premiado da categoria grandes empresas pelo impacto e capilaridade das ações. Com iniciativas hoje já conhecidas pelos brasileiros, principalmente devido ao sistema de bicicletas compartilhadas que inaugurou no país, o Itaú Unibanco precisou se empenhar no fomento ao uso da bicicleta por seus próprios funcionários. Natália Cerri, do departamento de relações institucionais do Itaú Unibanco, conta que “um trainee da empresa, ciclista que sempre associou a imagem do banco à bicicleta, ficou decepcionado ao perceber que não encontrava vagas no bicicletário da empresa e era necessário solicitar formalmente esta demanda.” Desde então, o Itaú Unibanco duplicou as vagas em bicicletários de todos os polos administrativos em São Paulo.

O incentivo do deslocamento ao trabalho por bicicleta pelas empresas pode ter um impacto impressionante em cidades como São Paulo, já que 50% das viagens por bicicleta na capital correspondem a trajetos até o trabalho, segundo apontou Guillermo Petzhold, especialista em mobilidade do WRI – World Resources Institute, em sua intervenção. O Instituto Ethos, parceiro desta edição do prêmio, acaba de lançar um guia de indicadores sobre mobilidade urbana para empresas, ferramenta que também pode ser valiosa neste processo.