Setor financeiro participa de consulta sobre capital natural em São Paulo

O workshop Suplemento do Protocolo de Capital Natural para o Setor Financeiro, primeira ação do hub brasileiro da Natural Capital Coalition, foi realizado na última quarta-feira (30), em São Paulo, no auditório do Itaú Unibanco. A atividade integra uma série global de eventos focados em consultar o setor financeiro para estimular o desenvolvimento de um guia padronizado. A realização é do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com apoio da United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP FI), da Natural Capital Coalition e Natural Capital Finance Alliance (NCFA).

O encontro, voltado para instituições financeiras, abordou conceitos introdutórios de capital natural, sua relevância para o setor e casos de implementação do protocolo. “O principal objetivo do workshop era mostrar ao setor financeiro que existem ferramentas para auxiliá-los na tomada de decisão, apontando caminhos para a elaboração de critérios e padrões que levassem em conta aspectos ambientais, sociais e de governança”, explicou a coordenadora da Câmara Temática de Finanças Sustentáveis do CEBDS, Laura Albuquerque.

Luiz apresenta case de sucesso da Natura

Luiz Palhares, gerente de Relações com Investidores da Natura, apresentou o case de sucesso de implementação do protocolo na empresa. Em sua fala, provocou o setor financeiro. “Vocês possuem alguma forma de barrar investimentos com base no cumprimento de critérios de sustentabilidade?”, questionou.

Marie Morice, da NCFA, apresentou os quatro passos do suplemento: enquadramento, escopo, mensuração e aplicação. Além dela, Danielle Carreira, também da NCFA; e Anders Nordheim, da UNEP FI, também abordaram a relação entre finanças e capital natural.

O Suplemento está aberto para consulta e comentários por parte das instituições financeiras até o dia 5 de setembro, neste site. O documento final está previsto para janeiro de 2018. As apresentações dos palestrantes e demais documentos mencionados no workshop estão disponíveis para download nos links abaixo:

Apresentação – Case da Natura
Introdução à consulta
Questões da consulta ao setor financeiro
Versão para consulta do Suplemento de Protocolo Natural
Apresentação de Marie Morice (NCFA)
Apresentação de Anders Nordheim e Danielle Carreira

Natural Capital Coalition

A Natural Capital Coalition é uma colaboração mundial única e multipartidária que reúne cerca de 250 organizações líderes mundiais, iniciativas e organizações que possuem uma visão compartilhada de um mundo onde o negócio conserva e melhora o capital natural. O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) é um dos fundadores da Coalizão.

O CEBDS é membro da Natural Capital Coalition, atua em seus grupos focais de trabalho e acompanhou todo o processo de elaboração do Protocolo junto ao WBCSD. Empresas associadas ao CEBDS se envolveram em testes do Protocolo, entre elas Natura, Eletrobrás, CPFL, Votorantim e Amaggi.