Síndicos e administradores de condomínios recebem palestras de eficiência energética

“A gente não controla aquilo que não conseguimos medir”. Esta foi uma das principais dicas apresentadas na palestra “Eficiência energética e redução de custos para condomínios”, realizada pelo Secovi Rio em parceria com o CEBDS e com o apoio da Casa do Futuro, da Mitsidi e do Sebrae.

O evento, que aconteceu na última quinta-feira (24), lotou o auditório do Secovi Rio. A plateia, formada por síndicos e administradores de condomínios, teve a oportunidade de conferir informações sobre sustentabilidade, analisar cases de sucesso e conhecer a ferramenta do Sebrae de autoavaliação energética on-line.

Alexandre Tavares, Coordenador da UniSecovi Rio, abriu a palestra e apresentou o Blog Condomínios Verdes. Em seguida, Tatiana Araujo, assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, explicou o papel do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (EEB), um projeto da organização que visa a implementar medidas de eficiência energética em vários segmentos.

O evento também contou com a participação da arquiteta Rosana Correa, sócia da Casa do Futuro, que dividiu um pouco de sua experiência com os presentes. A especialista em eficiência energética da Mitsidi, Rosane Fukuoka, apresentou vários casos de sucesso em condomínios. Arquiteta e especialista na área de sustentabilidade e eficiência energética do Sebrae, Myrthes Farias dos Santos, apresentou a ferramenta online a autoavaliação de Energia.

Laboratório EEB – Rio de Janeiro

A publicação Laboratório EEB – Rio de Janeiro compila as recomendações de ações de investidores, empresas de engenharia, arquitetos, usuários, administradoras prediais e poder público com a finalidade de alavancar a eficiência energética nas edificações da cidade do Rio. O documento também aponta os benefícios econômicos de prédios energeticamente eficientes, aprender sobre o mercado de eficiência energética no Rio de Janeiro e incentivar a capacitação de profissionais da construção civil sustentável.