O conceito que melhor expressa o entendimento do setor empresarial representado pelo CEBDS sobre os serviços ambientais é complementar à definição prevista no Projetode Lei 1667/2007 e inclui as ações humanas fundamentais para o bom funcionamento dos ecossistemas:
“Consideram-se serviços ambientais as funções oferecidas naturalmente pelos ecossistemas, mantidas, aprimoradas ou restauradas por ação do homem, visando a conservação de condições ambientais adequadas para a vida no Planeta.”
Assim, os serviços ambientais ou ecossistêmicos se referem aos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente. Eles são de extrema importância para o bem estar humano e para as atividades econômicas.
A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) define ecossistema como um “complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de micro-organismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional”.
Preservar os ecossistemas e os serviços ambientais é fundamental à existência humana.
Os ecossistemas são os responsáveis por proporcionam a purificação da água e do ar. Eles suavizam os fenômenos climáticos violentos e protegem contra desastres naturais. Também decompõem o lixo, mantêm os solos férteis e ajudam no controle de erosões.
Animais, como as abelhas, polinizam as plantas que, enquanto estão crescendo, sequestram carbono da atmosfera. Outros bichos, como a cotia, ajudam as florestas e matas dispersando sementes.
Os serviços ambientais, segundo a Avaliação Ecossistêmica do Milênio (2005) podem ser classificados em:
O Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade tem como objetivo enfatizar a importância da biodiversidade e serviços ecossistêmicos para as empresas, bem como o papel fundamental que estas podem desempenhar na conservação e uso sustentável dos mesmos a partir de padrões sustentáveis de consumo e produção.
São signatárias: Anglo American, Bayer, Boticário, BRK Ambiental, Eletrobras, Equinor, Furnas, Natura, Philip Morris, Shell, Suzano, Vale e Votorantim Cimentos.