ODS completam um ano e ainda desafiam as empresas


Nesta semana os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem seu primeiro aniversário. Lançados entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS representam uma nova agenda global para a transformação do mundo em que vivemos. Adotados formalmente por todos os 193 estados-membros da ONU, eles estabelecem os compromissos de governos, empresas e sociedade civil com o combate à pobreza, à injustiça social, às mudanças climáticas e, portanto, com um futuro sustentável para o planeta e mais justo para todos.

Um ano após a sua aprovação, a implementação dos objetivos ODS segue desafiando as empresas a encontrar soluções baseadas em modelos de negócios sustentáveis. A meta desta nova agenda é alcançar os 17 objetivos até 2030.

“Foi pensando no desafio que o setor privado teria – e ainda tem – pela frente que desenvolvemos um guia para ajudar as empresas a alinhar os ODS com os seus objetivos estratégicos”, aponta a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi.

O Guia dos ODS para as Empresas foi produzido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCDS), pela Global Reporting Initiative (GRI) e pela UN Global Compact. E os representantes destas organizações no Brasil, como o CEBDS, o adaptaram à realidade nacional e o traduziram para o português.

O guia explica como os ODS afetam os negócios das empresas e oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para sua aplicação, buscando engajar e estimular o setor privado a posicionar a sustentabilidade no centro de suas estratégias. Faça o download gratuito.