Organizações se posicionam sobre precificação de carbono


A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) lançou seu posicionamento sobre os mecanismos de precificação do carbono nesta quarta-feira (21), em São Paulo. O documento defende a definição de uma metodologia de precificação do carbono no Brasil, convida as empresas a se engajarem neste debate e informa o governo e a sociedade sobre sua disposição em contribuir com essa agenda.

A IEC é formada pelo Carbon Disclosure Project (CDP), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Envolverde, GVCes, Instituto Ethos e Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas.

O posicionamento ressalta que, em um momento de crise, a precificação do carbono pode ajudar a impulsionar o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, em um contexto de enfrentamento ao aumento da temperatura global pós-Acordo de Paris, pode ser uma alternativa eficiente e efetiva para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Após a COP21, quando foi acordado um esforço internacional para assegurar que o aumento da temperatura global não ultrapasse 2°C, o World Resources Institute estimou que serão necessários US$ 5,7 trilhões de investimentos anuais até 2020 para descarbonizar a economia.