Prêmio CEBDS de Liderança Feminina 2021 – 4ª Edição

Temos o prazer de anunciar a quarta edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina. O Prêmio tem como objetivo reconhecer mulheres, empresas e iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e fomentem, impulsionem e/ou inspirem a formação de novas lideranças femininas. Os ODS orientam nosso trabalho e pretendemos com esse prêmio priorizar o alcance do ODS 5, que tem como meta alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas até 2030.

Neste ano, o Prêmio terá duas categorias:

A Categoria Empresas Associadas premiará duas executivas, dentro de nossas empresas associadas, por suas iniciativas para o avanço dos ODS. As vencedoras serão escolhidas por nosso júri, composto pelo Conselho Consultivo e convidadas notáveis. Os CEOs das empresas vencedoras serão convidados a estarem no ato da premiação, simbolizando a importância da iniciativa e da perenidade dessas ações.

A Categoria Mulheres no Board premiará duas empresas associadas que estejam avançadas em ter mulheres em seus Boards, ou seja, tendo um conjunto de mulheres ocupando um Conselho interno da companhia (ex: Conselho de Administração).

A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 30 de setembro, durante o Congresso Sustentável 2021, este ano, 100% online.

Esse Prêmio é uma oportunidade para reconhecer as muitas mulheres líderes que contribuem para o alcance dos ODS por meio das suas iniciativas e projetos, e as empresas que dedicam esforços a promover a igualdade de gênero, bem como impulsionar projetos sociais que hoje atuem com essa finalidade.

Toda empresa membro do CEBDS é encorajada a se candidatar seguindo as instruções abaixo.

 

Categoria Empresas Associadas

 

Critérios de elegibilidade
– Empresas associadas ao  CEBDS;
– Uma candidata por empresa (avaliação  em  caráter excepcional para candidaturas  adicionais);
– Mulheres com antecedentes de trabalho para avançar na pauta dos ODS.

Indicações
– O prazo para indicações é até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho de 2021;
– O CEBDS encoraja todas as empresas associadas a nomearem uma candidata;
– A submissão da candidatura deve ser feita online por meio do Formulário disponível neste link.

As informações requeridas incluem:
– Informações de contato do ponto focal da empresa;
– Mini CV da candidata;
– Indicação em qual(is) ODS o trabalho da candidata está avançando;
– Responder cada uma das seguintes perguntas (certificando-se de que as respostas forneçam exemplos concretos de realizações):

  1. Como a candidata contribui para o avanço do(s) ODS identificado(s)?
  2. Como ela inspira os demais?
  3. Como ela se mostrou uma liderança importante?

Processo de seleção
O CEBDS convocará uma Comissão Julgadora independente composta por especialistas em sustentabilidade e parceiros da instituição. Cada membro da Comissão Julgadora revisará as candidaturas recebidas e concederá notas às candidatas. A decisão da Comissão Julgadora é definitiva. O CEBDS compilará todas as notas dadas pela Comissão Julgadora e classificará as candidatas de acordo com a pontuação recebida. Não haverá divulgação da classificação (ranking) das candidatas, mas apenas a comunicação das duas vencedoras. O CEBDS não fará parte da tomada de decisões e apenas facilitará o processo.

 

Categoria Mulheres no Board

 

Critérios de elegibilidade
– Empresas associadas ao CEBDS;
– Empresa deverá ter mais de uma mulher em seu board.

Indicações
– O prazo para indicações é até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho de 2021;
– O CEBDS encoraja todas as empresas associadas com equidade de gênero em seu board a se candidatarem;
– A submissão da candidatura deve ser feita online por meio do Formulário disponível neste link.

As informações requeridas incluem:
– Informações de contato do ponto focal da empresa
– Responder cada uma das seguintes perguntas:

  1. Descrição do conselho em que a liderança feminina participa;
  2. Qual é o percentual de mulheres no board hoje (junho/2021)?
  3. Qual era o percentual de mulheres no board há 1 ano (junho/2020)?
  4. Em relação a remuneração pela participação no board: há diferença entre a média simples entre homens e a média simples entre mulheres? Se sim, indicar a porcentagem e qual gênero está acima (por exemplo: a média de remuneração das mulheres por sua participação no board está 4,8% acima do que a dos homens);
  5. Há meta de aumento da % de mulheres no board? Se sim, qual?
  6. Existe algum plano de desenvolvimento especifico para as mulheres alcançarem a liderança dentro da empresa ou a empresa acaba buscando no mercado?

Processo de seleção
Uma das selecionadas será escolhida pelo júri. O CEBDS convocará uma Comissão Julgadora independente composta por especialistas em sustentabilidade e parceiros da instituição. Cada membro da Comissão Julgadora revisará as indicações recebidas e concederá notas aos projetos. A decisão da Comissão Julgadora é definitiva. O CEBDS compilará todas as notas dadas pela Comissão Julgadora e classificará os projetos  de acordo com a pontuação recebida. Não haverá divulgação da classificação (ranking) das empresas, mas apenas a comunicação do projeto vencedor. O CEBDS não fará parte da tomada de decisões e apenas facilitará o processo.

Os votos serão computados internamente e ficarão disponíveis em caso de necessidade de averiguação.

 

Próximos passos

 

Após o recebimento das candidaturas, o CEBDS levará em torno de 30 dias para computar todas as inscrições, enviar aos jurados e finalizar o processo. Os vencedores serão informados previamente para que reservem suas agendas para o dia da premiação.

Ponto de contato no CEBDS
Sueli Mendes
Gerente de Relações Institucionais, Captação & Eventos
sueli@cebds.org