Projeto Quebrando Muros discute compras sustentáveis em sua estreia

Difundir as noções de sustentabilidade para os mais diversos setores que compõem as empresas. Essa é a principal finalidade do projeto Quebrando Muros, lançado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) na última quinta-feira (3), com o Webinar de Compras Sustentáveis. A iniciativa é da Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCom).

A assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo, iniciou a conversa reforçando a importância das empresas trabalharem a sustentabilidade em sua cadeia de fornecedores e suprimentos. “Essa cadeia é responsável por cerca de 50% a 70% dos gastos totais de uma companhia e por boa parte das emissões de gases de efeito estufa. As grandes empresas já reconhecem que uma cadeia de suprimentos sustentável é um imperativo do negócio”, destacou, apresentando o Manual de Compras Sustentáveis, elaborado pelo CEBDS.

Em sua apresentação, Tatiana ressaltou os benefícios da implementação de compras sustentáveis nas empresas. O engajamento dos fornecedores na pauta de sustentabilidade, a resposta às metas corporativas e a construção de reputação associada à sustentabilidade são algumas das vantagens adquiridas pelas companhias nesse processo.

O especialista sênior de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Luiz Felipe Martins Lobo, abordou o desenvolvimento do sistema de compras sustentáveis de sua empresa. “A sustentabilidade é parte do nosso negócio. Há 20 anos, implementamos um programa de desenvolvimento de fornecedores. Hoje, temos algo em torno de R$ 270 milhões em negociação com nossos parceiros e nossa meta é aumentar significativamente esse valor, com vistas a concluir 2017 chegando a R$ 1 bilhão de negócios por meio de compras sustentáveis”, sinalizou.

O webinar contou com a mediação do coordenador de Comunicação do CEBDS e da CTCom, Vinicius Mansur. O debate está disponível em nosso canal do YouTube.