1º Encontro Técnico de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras

Ficha Técnica

Empresa:

Eletrobras

Metas:

  • Contribuir com tecnologias, conhecimentos, processos e recursos humanos.

Ano:

2018

Descrição geral

A Eletrobras programou o “1º Encontro Técnico de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras”. O tema central do encontro é “Boas práticas em gestão de recursos hídricos”.

Ações

As Empresas Eletrobras possuem um Grupo de Trabalho de Recursos Hídricos e do Potencial Hidrelétrico, o GTRH-EE, que promoverá, nos dias 27 e 28 de novembro de 2018, o “1º Encontro Técnico de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras”, que terá como tema central “Boas práticas em gestão de recursos hídricos”.

O evento, que está alinhado com a Política de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras, tem o objetivo de promover a exposição de casos, estudos e trabalhos técnicos relacionados à atuação das empresas Eletrobras e referentes a temas relacionados a recursos hídricos. Entre os tópicos abordados estão: Experiência das empresas Eletrobras na gestão dos recursos hídricos; Estudos hidráulicos e hidrodinâmicos; Estudos hidrológicos; Experiência das empresas Eletrobras em monitoramento hidrológico; Boas práticas das empresas Eletrobras relacionadas aos recursos hídricos e Eventos hidrológicos críticos e o Plano de Ação de Emergência – PAE (Lei 12.334/2010).

O tratamento dessas questões tem como consequência o tratamento do tema “segurança hídrica”, que, em parte, é resultado da boas práticas em gestão de recursos hídricos realizadas pelas empresas Eletrobras.

Planejamento para cumprimento das metas

O Encontro Técnico corrobora com a Política de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras e a atuação para o atendimento às diretrizes da Política é contínuo. Estão associadas ao evento a diretriz 8 (o estímulo à capacitação do corpo técnico das empresas do Sistema Eletrobras em gestão e gerenciamento de recursos hídricos) e a diretriz 9 (a pesquisa e o desenvolvimento, científico e tecnológico, em recursos hídricos no Sistema Eletrobras).

Forma de avaliação

Projetos Relacionados:

Avaliação de impactos de mudança do clima

O Projeto MudClima avalia impactos da mudança do clima no planejamento da expansão e da operação das atividades de hidrelétricas. A iniciativa também prevê o estabelecimento de indicadores de resiliência sobre segurança hídrica.

Relatório Anual, CDP Water e website

As empresas Eletrobras medem e comunicam publicamente a gestão da água na empresa. São usados os parâmetros do CDP Water, o Relatório Anual de Sustentabilidade e os websites de suas empresas.

Projetos Mata do Junco, Kayapó e Nascentes

As ações compartilhadas em prol da água realizadas por meio dos projetos Mata do Junco, Kayapó e Nascentes.

Recuperação de mata ciliar no entorno do lago de Furnas

A Eletrobras Furnas mantém parceria com os municípios do entorno da represa da Usina de Furnas (MG). O objetivo é desenvolver um programa de recuperação de mata ciliar para maior segurança hídrica. Existem cerca de em torno de 400 nascentes na Área de Influência Direta do lago.