Água Ama produzida para combater a escassez

Ficha Técnica

Empresa:

Ambev

Metas:

  • Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Ano:

2021

Descrição geral


Nossos esforços em prol da segurança hídrica não se limitam apenas em melhorar a eficiência de consumo.
Em 2017, a Ambev lançou a Água Ama, criada com o objetivo de transformar a realidade de milhares de pessoas que não têm acesso à água, a AMA é o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil.
Tendo a transparência como um de nossos valores, todo o lucro obtido com venda da AMA é revertido a projetos que levam água potável para comunidades em situação de escassez.
Uma das cinco novas metas ambientais anunciadas em 2018 estabelece que, até 2025, 100% das comunidades localizadas no entorno das operações da empresa em áreas de alto risco hídrico tenham, de forma mensurável, melhor qualidade e disponibilidade do recurso.

Ações

Com o objetivo de financiar projetos de acesso à água, todo o lucro obtido com venda da AMA é revertido a projetos que levam água potável a comunidades do semiárido e de periferias urbanas do Brasil. Para garantir o acesso à água no longo prazo trabalhamos junto aos parceiros para garantir que as comunidades beneficiadas consigam gerenciar os projetos, garantindo, assim, sua sustentabilidade no longo prazo.
Como exemplos de projetos apoiados estão a perfuração de poços profundos; a revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes; e a construção de cisternas em escolas, entre outros.
AMA tem como objetivo ainda conscientizar os consumidores sobre o problema da seca e da falta de água em outras regiões do país. Com esse projeto, contribuímos com o desenvolvimento social e unimos consumidores e comunidades, muitas vezes distantes entre si, em torno de uma mesma causa, promovendo o bem coletivo.

Resultados atuais:
• 249.996 beneficiários
• Projetos em 81 comunidades
• 12 estados (SP, RJ, MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, AC)

Planejamento para cumprimento das metas

Queremos trazer acesso a água para 1 MM pessoas até 2025, através de projetos que garantam o acesso de forma sustentável aos beneficiários.
As águas AMA são vendidas em quatro versões: garrafas plásticas de 500 ml e de 1,5l, e em latas de 350 ml nas opções com e sem gás, 100% recicláveis.
Fomos a primeira empresa a lançar água em lata no Brasil, uma inovação alinhada com o compromisso da ambev de eliminar a poluição plástica até 2025.

Forma de avaliação

Os dados são coletados pelas organizações parceiras que acompanham os resultados das ações através de relatórios e avaliação de impacto antes e depois de cada implementação, medindo disponibilidade e qualidade da água, redução de doenças de veiculação hídrica, acesso à educação e frequência escolar.

Projetos Relacionados:

Bacias e Florestas

Programa Bacias & Florestas tem a missão de colaborar na recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas do país. Por meio de um amplo diagnóstico de cada bacia, reunimos uma série de parceiros e traçamos um plano local com ações que incluem acesso a água e saneamento, educação ambiental, restauração ecológica, práticas de conservação e […]

Engajamento para soluções de economia de água

Como uma empresa de bebidas, a água é nossa principal matéria-prima e a sua preservação está na estratégia do nosso negócio, não só porque representa mais do que 90% da cerveja, nosso principal produto, mas porque se trata de um recurso essencial para o bem-estar econômico, social e ambiental da sociedade. Por isso, há mais […]

Água Ama produzida para combater a escassez

Em 2017, a Ambev lançou a Água Ama, com o objetivo de financiar projetos de segurança hídrica. O lucro com a venda do produto é destinado para projetos que levam água a comunidades em situação de escassez. Uma das cinco novas metas ambientais anunciadas em 2018 estabelece que, até 2025, 100% das comunidades localizadas no […]

Engajamento para soluções de economia de água

A Ambev busca engajar uma equipe de técnicos, gestores e especialistas que vem alcançando resultados significativos no desenvolvimento de tecnologias voltadas para economia da água. Para isso, a empresa envolve tanto parceiros quanto comunidade na troca de conhecimentos, melhores práticas e desenvolvimento de novos processos.