Avaliação de impactos de mudança do clima

Ficha Técnica

Empresa:

Eletrobras

Metas:

  • Mitigar os riscos da água para o negócio.

Ano:

2018

Descrição geral

O Projeto MudClima avalia impactos da mudança do clima no planejamento da expansão e da operação das atividades de hidrelétricas. A iniciativa também prevê o estabelecimento de indicadores de resiliência sobre segurança hídrica.

Ações

Projeto Mudanças Climáticas (MudClima), projeto multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Carteira de Projetos Institucionais do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) junto às Empresas Eletrobras. Iniciativa visa estreitar o hiato entre os modelos climatológicos e de simulação/otimização energética do CEPEL, por meio do desenvolvimento de metodologias para consideração dos impactos da mudança do clima no planejamento da expansão e operação, e nas políticas de mitigação e adaptação. Também prevê o estabelecimento de indicadores de resiliência para elegibilidade de usinas hidrelétricas a títulos climáticos. Já em curso e com ampliação de seu escopo.

Planejamento para cumprimento das metas

Desenvolvimento e aprimoramento continuado, com produtos anuais de metodologias e programas computacionais para estreitar o hiato entre os modelos climatológicos e de simulação/otimização energética do CEPEL, englobando atualmente as seguintes vertentes:

  • Elaboração e análise, a partir dos Representative Concentration Pathways (RCP) do IPCC, de cenários de vazões afluentes às usinas hidrelétricas até 2100, incluindo eventos extremos;
  • Desenvolvimento de metodologias para a consideração de seus impactos no planejamento da expansão e da operação energética, em termos de economicidade, segurança e emissões de gases de efeito estufa, com reflexos nas políticas de mitigação e adaptação;
  • Desenvolvimento de estratégias e ações de adaptação aos efeitos de mudanças climáticas nas áreas social, de ecossistemas e empresarial;
  • Desenvolvimento de metodologia para o estabelecimento de indicadores associados à adaptação e resiliência para elegibilidade de projetos hidroelétricos a títulos climáticos.

Forma de avaliação

Percentual de realização dos marcos e metas, e dos produtos desenvolvidos (relatórios técnicos, metodologias e programas computacionais).

Projetos Relacionados:

Relatório Anual, CDP Water e website

As empresas Eletrobras medem e comunicam publicamente a gestão da água na empresa. São usados os parâmetros do CDP Water, o Relatório Anual de Sustentabilidade e os websites de suas empresas.

Projetos Mata do Junco, Kayapó e Nascentes

As ações compartilhadas em prol da água realizadas por meio dos projetos Mata do Junco, Kayapó e Nascentes.

Recuperação de mata ciliar no entorno do lago de Furnas

A Eletrobras Furnas mantém parceria com os municípios do entorno da represa da Usina de Furnas (MG). O objetivo é desenvolver um programa de recuperação de mata ciliar para maior segurança hídrica. Existem cerca de em torno de 400 nascentes na Área de Influência Direta do lago.

1º Encontro Técnico de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras

A Eletrobras programou o “1º Encontro Técnico de Recursos Hídricos das Empresas Eletrobras”. O tema central do encontro é “Boas práticas em gestão de recursos hídricos”.