Comunicação da performance de águas

Ficha Técnica

Empresa:

Caramuru

Metas:

  • Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Ano:

2022

Descrição geral


A Caramuru é uma das maiores processadoras de grãos do Brasil, com 5 plantas industriais, uma em Mato Grosso e outra no Paraná), as commodities são processadas e dão origem a um amplo portfólio: óleos especiais, lecitina de soja, processamento de soja, glicerina refinada, biodiesel, Proteína Concentrada de Soja (SPC), gérmen e alimentos que compõem a marca Sinhá (azeites, pipocas, farofas, proteínas, empacotados de milho), entre outros. As commodities diferenciadas (SPC, lecitina e o farelo, provenientes da oleaginosa não transgênica) têm forte demanda internacional. A empresa não é verticalmente integrada, não POSSUI PLANTIOS PRÓPRIOS, todo grão adquirido (soja, milho e girassol) – 2,4 milhões de toneladas em 2021 é proveniente de 5,5 mil produtores rurais parceiros, monitorados com critérios ambientais, portanto, o consumo de água é concentrado na produção industrial. 

Em 2021, foi divulgado seu primeiro Relatório de Sustentabilidade seguindo o padrão do Global Reporting Initiative (GRI) alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O relatório apresenta a trajetória da Companhia ao longo do ano de 2021, destacando suas certificações, compromissos com sustentabilidade e descrevendo sua forma de gestão e indicadores para os temas materiais identificados. Além disso, o relatório também contempla a forma de gestão para o recurso natural água e para o tema efluente. A Caramuru abastece suas plantas industriais e armazéns com água de captação superficial e captação profunda; apenas a planta de Apucarana (PR) é abastecida pela concessionária local. O consumo é monitorado diariamente, com a análise mensal dos dados aferidos. Com isto a Companhia avança em seu objetivo de cultivar um relacionamento transparente com todos os stakeholders, endereçar as demandas de investidores nacionais e internacionais e disseminar a geração de valor da companhia, reforçando assim sua busca constante pelas melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade empresarial.

Para impactar o público externo da empresa, realizamos visitas na unidade de Estação de Tratamento de Efluentes e de Água e impactamos os alunos das escolas das regiões em que estamos instaladas sobre a importância da água e seu uso consciente. Também realizamos visitas em Escolas parceiras levando o tema Resíduos líquidos até a sala de aula, repassando as boas práticas da gestão de resíduos aplicadas na Caramuru Alimentos à Comunidade. 

A Caramuru Alimentos atua no desenvolvimento do programa Aprendendo com Você e apoiando os projetos da Junior Achievement, realizando aplicações nas Escolas das cidades na qual as Unidades estão instaladas, tratando o tema Sustentabilidade, como o programa “Nosso planeta, nossa Casa”, “Atitude pelo planeta”, entre outros, que atinge jovens do fundamental e ensino médio levando aos alunos atitudes que podemos realizar hoje para contribuir como Meio Ambiente. 

Ações

No plano institucional, integramos o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, órgão colegiado composto por representantes do poder público e dos usuários de recursos hídricos. Entre outras atividades, o Comitê debate a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia e a formulação de políticas públicas referentes ao Rio.

Anualmente realizamos a elaboração do relatório anual de sustentabilidade para o ano de 2021 tivemos como desafios, seguir a metodologia GRI – Global Reporting Initiative. No ano de 2022 também criamos o grupo de trabalho GT – águas e efluente conforme mencionado no tópico anterior e com isso estamos realizando uma gestão e acompanhamento mais eficiente do consumo de água de todas as Unidades e reportando à diretoria a cada trimestre o fechamento dos meses.

Planejamento para cumprimento das metas

Para os próximos anos temos como desafio continuar com nosso trabalho de elaboração do relatório de sustentabilidade e inventário dos gases de efeito estufa do Grupo Caramuru. Temos também como ação receber visitar de alunos das escolas das comunidades, com intuito de impactar a sociedade sobre o uso consciente dos nossos recursos hídricos. 

No ano de 2023 temos como ação criar junto a área de Comunicação interna da Caramuru uma campanha de conscientização do uso consciente da água para os colaboradores no ano de 2023 e disseminar ainda mais o tema Águas em todo o Grupo Caramuru. E o desafio mais importante que tememos para até 2025 é alcançar o objetivo de reduzir em 20% a captação de água e Reutilizar 70% do Efluente Tratado do Grupo, para isso, temos diversas ações em andamento para atingimento da meta.

Forma de avaliação

A avaliação é realizada através da elaboração do relatório de sustentabilidade anualmente, no qual descreve toda a performe, consumo e emissões que o Grupo apresentou em todo o ano. Além do relatório anual publicado, temos as medições diárias de consumo de água, as quais informamos diariamente no relatório de produtividade (relat). 

Tem-se o indicador de consumo de água por tonelada de grão processada, que é monitorado no Indicador de Desempenho Operacional, seguindo a metodologia DDO (Diagnóstico de Desempenho Operacional) e caso a captação mensal seja maior que a meta estipulada pelo indicador, deve-se elaborar um plano de ação afim de atingimento desta meta.

Conforme mencionado anteriormente, todos os planos de ação são inseridos na Plataforma de Gestão de plano de ação da Caramuru e acompanhado pelo responsável da ação, área de Relações com Investidores e Diretoria Industrial.

Projetos Relacionados:

Monitoramento das águas para melhoria contínua

Em 2021 a Caramuru formalizou a construção da jornada pela sustentabilidade com a identificação de nove temas materiais que se conectam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando a visão de nossos principais stakeholders. O estudo de materialidade realizado identificou nove temas prioritários, tendo água e efluentes como um deles.   Construindo nossa jornada, a Caramuru […]