Divulgação de valores de monitoramento e de geração de efluentes

Ficha Técnica

Empresa:

Braskem

Metas:

  • Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Ano:

2018

Descrição geral

A Braskem reporta anualmente de forma transparente não somente índices e valores de monitoramento de parâmetros de consumo de água e geração de efluentes, mas como uma série de projetos e iniciativas que se expandem a cada ano. Dessa forma, a empresa se encontra em um alto patamar de gestão de recursos hídricos, conforme reconhecido pelo CDP Water.

Ações

O Relatório Anual é um grande desafio, e dentro dele a Braskem tem tido grande êxito de manter água como um dos grandes focos de materialidade. São reportados anualmente de forma transparente não somente índices e valores de monitoramento de parâmetros de consumo de água e geração de efluentes, mas como uma série de projetos e iniciativas que se expandem a cada ano. Dessa forma, a empresa se encontra em um alto patamar de gestão de recursos hídricos, conforme reconhecido pelo CDP Water.

A Braskem é uma das 12 empresas a atingirem o nível A de liderança no CDP Water em 2017, e tem como meta a manutenção desse patamar. Esse nível reconhece o bom sistema de gestão e monitoramento dos dados, assegurados por terceira parte, cuja apresentação é resumida no Relatório Anual. No documento estão incluídos dados sobre cumprimento de metas, investimentos e dados gerais de consumo e efluentes, dentre outros.

A Braskem também divulga em seu site informações sobre o atingimento do Macro Objetivo de Eficiência Hídrica da empresa que é monitorada pelo Conselho Administrativo. A empresa também foi considerada a melhor em água dentre as empresas químicas globais pelo relatório Catalyst for Change 2017 do CDP.

Planejamento para cumprimento das metas

A publicação e desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade é uma iniciativa fixa adotada pela empresa, a meta principal desse projeto é realizar as publicações anuais previstas de forma clara e transparente. Dessa forma, seu planejamento é estabelecido a partir das etapas de produção definidas pelo setor responsável pela confecção do documento e pelo acompanhamento das ações de cunho econômico, social e, principalmente, ambiental, realizadas pelo grupo nos setores envolvidos durante todo o ano vigente.

Forma de avaliação

O Relatório de Sustentabilidade é embasado nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável. O formato de avaliação consiste, portanto, na análise do atendimento aos requisitos exigidos pelas Diretrizes.

Projetos Relacionados:

Planos de ação para combate à escassez de água

O Plano de Adaptação as Mudanças Climática da Braskem identificou a escassez de água como o principal potencial ameaça para as operações da empresa. O risco hídrico afeta quatro bacias onde a Braskem atua ⎼ Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e São Paulo (Cubatão e Paulínea). Para cada uma dessas Bacias foi realizado um estudo […]

Plano de ação para redução de risco hídrico

As instalações da Braskem localizadas em bacias com risco hídrico desenvolveram um Plano de Ação para estudar o custo e a viabilidade das fontes alternativas. Entre as possibilidades, estão água de Reúso de ETE, dessalinização e uso de águas subterrâneas.

Divulgação pelo Relatório anual Braskem

A água é um dos principais focos de materialidade do Relatório Anual da Braskem, que reporta de forma transparente índices e valores de monitoramento de parâmetros de consumo de água e geração de efluentes. Além disso, apresenta uma série de projetos e iniciativas que se expandem a cada ano e que levam a empresa a […]

Criação do Movimento Menos Perdas Mais Água

A Braskem ajudou a fundar e permaneceu como liderança do Movimento Menos Perdas Mais Água durante seus quatro anos de existência. A iniciativa deu suporte a uma série de estudos elaborados em parceria com o Instituto Trata Brasil, que elevaram a importância das perdas de água tratada na agenda e mídia do país.