Edital de Projetos Socioambientais das Empresas Eletrobras

Ficha Técnica

Empresa:

Eletrobras

Metas:

  • Incentivar projetos compartilhados em prol da água.

Ano:

2021

Descrição geral


As empresas Eletrobras divulgaram em 2021 o primeiro Edital de Projetos Socioambientais. O Edital recebeu 180 inscrições e selecionou 10 projetos localizados em municípios onde há usinas, subestações, linhas de transmissão ou sedes administrativas das empresas Eletrobras ou integram bacias hidrográficas onde estão instaladas hidrelétricas das empresas e, ao mesmo tempo, tenham áreas de conservação e preservação da biodiversidade (ACBPs). Os projetos contribuirão para a geração de valor socioeconômico junto a comunidades, e, ao mesmo tempo, para a preservação e recuperação da biodiversidade e dos recursos hídricos no entorno dos empreendimentos de geração e transmissão, além de áreas que contribuam para as bacias hidrográficas onde as empresas estão presentes.
Dos dez projetos selecionados, dois serão apoiados pela Eletrobras Holding e terão início em 2022.
São eles:
• O Projeto “Formiga Verde: Programa de Educação Ambiental de Base Comunitária”, do Instituto Permacultura Lab, visa unir conservação ambiental e impacto social positivo no Morro da Formiga, Rio de Janeiro, por meio de um Programa de Educação Ambiental de Base Comunitária que busca capacitar e sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre problemas socioambientais locais e possíveis soluções ecológicas. O projeto conjugará de forma transversal aspectos da agroecologia, permacultura, conservação da biodiversidade e maximização de serviços ecossistêmicos através de ações de educação ambiental e reflorestamento articuladas com os aparelhos de ensino e meio ambiente do território, contribuindo também para a conservação dos recursos hídricos.

• O Projeto Alimergia, da Cooperbio, será executado em Seberi/RS, bioma Mata Atlântica. O Projeto buscará dar sequência às ações irradiadas pelo Centro Territorial de Cooperação e Educação Ambiental combinando recomposição florestal de áreas degradadas com espécies nativas, aumento da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, promovendo práticas agrícolas, pecuárias e florestais de baixo Carbono. O projeto priorizará agricultores familiares com áreas de até 4 módulos fiscais e que possuem a Declaração de aptidão ao Pronaf. As ações de recuperação de áreas degradadas contribuem diretamente para a manutenção e proteção dos recursos hídricos locais.

Ações

As empresas Eletrobras divulgaram em 10 de setembro de 2021 o primeiro Edital de Projetos Socioambientais. Os resultados da seleção foram publicados em 28 de outubro. Os dois projetos que serão apoiados pela Eletrobras Holding tiveram seu apoio firmado em meados de dezembro de 2021 e serão iniciados em 2022. Os dois projetos serão concluídos em dezembro de 2023.

Planejamento para cumprimento das metas

Projeto “Formiga Verde”: Educação Ambiental: serão oferecidas oficinas para jovens e adultos do Morro da Formiga em parceria com o programa Hortas Cariocas para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis de baixo custo, relacionando saberes da agroecologia e da permacultura. Serviços ecossistêmicos: serão realizadas ações de reflorestamento e oficinas para a formação de agentes de reflorestamento locais articulando saberes tradicionais ao conhecimento técnico científico. O reflorestamento ocorrerá na área limítrofe entre a comunidade e o PARNA Tijuca com implementação de sistemas agroflorestais e em articulação com o programa Mutirão Reflorestamento da prefeitura do Rio que fornecerá cerca de 2.000 mudas de árvores frutíferas e nativas e auxiliará na escolha de locais onde os plantios serão realizados.

Projeto Alimergia: Agroecologia, agroflorestal, permacultura ou fomento à agricultura familiar: o projeto busca a geração de renda e qualidade de vida das famílias agricultoras, através da sinergia entre a produção de alimentos saudáveis, com práticas agroecológicas, energias renováveis e serviços ecossistêmicos. Recuperação de 20 hectares de áreas degradadas com espécies nativas, contribuindo para a conservação da biodiversidade e para absorção de carbono.

Forma de avaliação

Os projetos serão acompanhados por meio de indicadores e emissão de relatórios de acompanhamento regulares.

Projetos Relacionados:

Due Diligence Ambiental

No âmbito do Programa Sustentabilidade 4.0 a Eletrobras desenvolveu o Projeto “Gestão Sustentável da Cadeia de Valor”, que tem como um dos objetivos estabelecer o processo de Due Diligence estruturado de fornecedores em aspectos ambientais, de direitos humanos e de integridade padronizados para as empresas Eletrobras. Como resultado desse projeto a Eletrobras passou a adotar, […]

Comunicação sobre a gestão da água

A água é tema material para nossa companhia. As empresas Eletrobras medem a retirada e consumo de água e comunicam publicamente a gestão da água na empresa através do Relatório Anual, do Relatório SASB, do CDP Water, e através dos websites de suas empresas. No Relatório Anual são destacados os dados de retirada e consumo […]

Mapeamento do risco relacionado à água

A Gestão Integrada de Riscos nas Empresas Eletrobras tem como principal objetivo evitar a ocorrência de eventos que possam vir a impactar negativamente seus objetivos estratégicos, em prol da geração e preservação de valor e do provimento de informações transparentes ao mercado e seus acionistas. O processo de gestão de riscos é a tradução de […]

O tema água na estratégia de negócios da Eletrobras

Mais de 90% da energia elétrica gerada pela Eletrobras provém de hidrelétricas. A água é tema material para nossa companhia. Temos Políticas específicas para tratar o tema, como a Política de Recursos Hídricos, aprovada em 2010, além da Política Ambiental e a Política de Sustentabilidade. No Programa Sustentabilidade 4.0 desenvolvemos um subprojeto que visa aperfeiçoar […]