A Norflor possui um comitê gestor de riscos. Este comitê tem por objetivo levantar e gerenciar os potenciais riscos inerentes ao empreendimento. Para cada risco levantado, é definido um gestor que se responsabiliza por apresentar um plano de mitigação ou exclusão do risco, além de acompanhá-lo sistematicamente. O Déficit Hídrico foi identificado como um dos potenciais riscos, tanto para a manutenção do empreendimento quanto para o bom desenvolvimento das plantas.
Gestão de riscos – Déficit hídrico

Ficha Técnica
Empresa:
Norflor
Metas:
Ano:
2021
Descrição geral
Ações
O comitê é definido com representantes de membros de cada um dos setores da Norflor. Os participantes discutem e apontam as situações que entendem ser riscos ao negócio Norflor. Realiza-se uma votação para definir quais riscos devem ser tratados imediatamente. Para o risco Déficit Hídrico, foram apresentadas soluções para reduzir o impacto sobre os cursos d’água, sendo uma delas a construção de reservatórios para o armazenamento de água das chuvas, ampliação das caixas de contenção/barraginhas, recuperação de áreas degradadas e ações de recuperação de nascentes. O resultado das ações acima foi o volume de água armazenado; aumento da vazão nos cursos d’água outorgados por meio da infiltração promovida pelas caixas e barraginhas. Os resultados inerentes a recuperação das áreas, levará mais tempo para serem perceptíveis, visto que é um processo lento e gradativo. Para estes trabalhos, contou-se com o apoio de colaboradores internos, Universidades e comunidades vizinhas.
Planejamento para cumprimento das metas
A Norflor está realizando estudos com o objetivo de verificar a possiblidade de construção de novos reservatórios. Os estudos se baseiam no volume d’água capitado atualmente e o previsto para os próximos anos.
Forma de avaliação
– Acompanhamento do cronograma de riscos;
– Monitoramento quantitativo da água em mananciais;
– Número de reclamações/queixas/elogios da comunidade em relação ao tema Água.
Projetos Relacionados:

A Norflor realiza o engajamento de empresas vizinhas com os projetos socioambientais desenvolvidos (ex.: PEA; Prevenção de Incêndios). Ressalta-se também a participação em comitês relevantes para a região, é uma das formas que a Norflor utiliza para adquirir e contribuir com conhecimentos e ideias, a exemplo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Jequitinhonha 1 (JQ1).

O tema água e prevenção de incêndios (que tem impacto direto na proteção de mananciais) é incluído em todas as ações de cunho social e ambiental desenvolvidos pela Norflor. Neste projetos são apresentados e discutidos temas relacionados a boa gestão e preservação de cursos hídricos, além de ações práticas.

Por estar inserida em uma região cuja questão hídrica está em foco constantemente, anualmente ou sempre que necessário, a Norflor realiza trabalhos que visam a preservação dos cursos d’água, presentes em microbacias inseridas no empreendimento. O projeto “Córrego Vivo” foi criado no ano de 2020 com o objetivo é ampliar as ações de conservação e […]

A Norflor é uma empresa certificada, e para atender a certificação em questão, anualmente apresenta-se aos stakeholders um resumo de todas as ações e monitoramentos desenvolvidas(os) no empreendimento. O monitoramento da qualidade da água é entregue semestralmente a comunidades vizinhas, para que a sociedade tenha conhecimento dos resultados.