Gestão do Fluxo de Água e Consumo Específico nas Operações

Ficha Técnica

Empresa:

Votorantim Cimentos

Metas:

  • Incentivar projetos compartilhados em prol da água.

Ano:

2021

Descrição geral


No software de gerenciamento de indicadores da Votorantim Cimentos, o Portal SIM, será aprimorado o acompanhamento dos dados de captação, lançamento e consumo específico das unidades de Cimento e Agregados (minas e fábricas). Esse software conta com um painel de controle dos Fluxogramas de Água destas unidades, onde estão representados os pontos de captação e lançamento outorgáveis. Em paralelo, é feito a conferência dos dados inseridos no portal com o que consta nas condicionantes das outorgas. Dessa forma, pode-se obter o Compliance Ambiental. Essa gestão busca melhorar a avaliação dos indicadores, analisando oportunidades de redução, melhora de eficiência e boas práticas a serem compartilhadas. Bem como obter e evidenciar os dados para alimentação do GRI.

Ações

No ano de 2021 foram adicionados na aba de Recursos Hídricos do Portal SIM os gráficos de Gestão de Captação e Lançamento de efluentes, levando em conta as diferenças nos processos de moagens e fábricas completas. Isso permite obter uma visão panorâmica do Consumo Hídrico das operações no Brasil. Foram atualizados também todos os fluxogramas de água das unidades de Cimentos e Agregados, adicionados em um novo painel de controle. Foi aprimorado também o controle de cumprimento das condicionantes de nossas outorgas. As unidades tiveram que evidenciar seus indicadores de captação e lançamento no Sistema CAL, outra ferramenta de gestão ambiental da VC.

Planejamento para cumprimento das metas

Periodicamente, os responsáveis de Meio Ambiente das unidades devem reportar seus controles de captação e lançamento para evidenciar o cumprimento das condicionantes. A equipe de Meio Ambiente Corporativo irá acompanhar o esse reporte e realizar a revisão de procedimentos operacionais da empresa visando padronizar a coleta de dados e garantir o acompanhamento mensal dos valores mensurado. Até o ano de 2025, a empresa planeja alimentar além do GRI, o Formulário de Água do CDP.

Forma de avaliação

A avaliação será pela definição de metas locais/Regionais para aumento da eficiência no consumo de recursos hídricos em relação a produção. A equipe do Meio Ambiente Corporativo atuará no controle de prazos para o reporte dos indicadores e na concordância com as condicionantes das outorgas, por meio do Sistema CAL. Anualmente o desempenho das operações será avaliado, e se necessário, o procedimento será revisado para o ano seguinte. A Votorantim Cimentos é uma das primeiras empresas a publicar suas informações financeiras, ambientais, sociais e de governança na forma de um relatório integrado, de acordo com a estrutura do Conselho Internacional de Relato Integrado (IIRC), procedimento que é feito anualmente.

Projetos Relacionados:

Gestão de Recursos Hídricos em Áreas de Escassez

A ação em curso visa aprimorar a gestão do tema água na estratégia de nossos negócios a longo prazo, sendo que nossa principal meta é qualitativa e está amplamente divulgada em Nossos Compromissos 2030. O consumo de água no processo de cimento não tenha uma alta relevância, dada a baixa captação de água e o […]

Gestão de recursos hídricos em unidades de negócio

A Votorantim Cimentos conduz um levantamento de informações sobre gestão de recursos hídricos em unidades de negócios. O trabalho abrange principalmente as captações e lançamentos existentes.

Gestão de dados sobre captação de água e lançamento de efluentes

Por meio do uso de um software, a Votorantim Cimentos faz a gestão de dados sobre captação e consumo de água e lançamento de efluentes das unidades de cimento. A empresa desenvolveu o sistema com a expectativa de melhorar a avaliação destes indicadores por meio da comparação de unidades similares.

Uso de software para avaliação de stress hídrico

A Votorantim Cimentos incorporou o tema água como um pilar fundamental na estratégia de longo prazo. Entre as iniciativas, está a utilização de um software para avaliar os cenários de stress hídrico.  Objetivo é traçar perspectivas para os anos de 2020, 2030 e 2040. A abrangência é de 100% das localidades onde tem operações de […]