Metas de uso da água nas fábricas e certificações LEED

Ficha Técnica

Empresa:

Grupo Boticário

Metas:

  • Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Ano:

2019

Descrição geral


O Grupo Boticário estabelece metas setorizadas para o uso de água em suas fábricas. Entre elas, a de que em 100% das obras, reformas e novas construções, sejam utilizadas premissas de construção sustentável, o que inclui o sistema de consumo de água.

Ações

Há metas setorizadas para reduzir o consumo de água nas fábricas e em diversas áreas, além de aumentar a utilização de água de reúso/chuva. A nossa fábrica e nosso Centro de Distribuição na Bahia são certificados LEED, o que atesta que a edificação segue premissas de sustentabilidade, inclusive para redução do consumo de água e utilização de água de reuso/chuva. Há uma meta que, para 100% das obras, reformas e novas construções, sejam utilizadas premissas de construção sustentável, o que inclui o sistema de consumo de água.

O Grupo Boticário também trabalha o tema ecoeficiência em parceria com fornecedores, na qual o tema é trabalhado de forma a engajar a cadeia de suprimentos na busca pela redução do consumo de água e no uso da água de reuso/chuva em suas operações.

Planejamento para cumprimento das metas

  • Melhoria contínua na busca de inovação em produtos que utilizem menos água em sua produção/higienização
  • Ampliação do uso da água de reuso e aproveitamento de água da chuva nas fábricas e CDs

Forma de avaliação

Temos medidores setorizados e monitoramento diário de todos os indicadores com relatório mensal à alta direção, com discussão sobre desvios e definição de plano de ação.

Projetos Relacionados:

Benefício socioambiental com Segurança Hídrica

Em 2019 a Fundação Grupo Boticário desenhou duas grandes iniciativas para promover ações compartilhadas com foco em segurança hídrica: O Movimento Viva Água e o Oásis Lab Baía de Guanabara de desenvolvimento territorial.

Adoção de metas e campanhas de engajamento

Adoção de metas setorizadas para reduzir o consumo de água nas fábricas e em diversas áreas. Fazem parte das medidas o aumento da utilização de água de reúso/chuva e técnicas de edificações das fábricas.

Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)

A Fundação Boticário participa de diversas iniciativas no tema de governança da água. Uma das frentes é o projeto Oásis. Iniciativa envolve ações relacionadas a Pagamento por Serviços Ambientais em áreas estratégicas para a conservação dos recursos hídricos.