Através do desdobramento do estudo de materialidade realizado, no qual apontou o tema Água e Efluente como um assunto importante para a Caramuru Alimentos, iniciamos o trabalho para definir quais seriam nossos objetivos para 2025 relacionados a esse tema material, tomando como base a nossa realidade e as práticas de mercado.
Após essa etapa, formamos o GT água e efluente, composto por pessoas atuantes em cada Unidade relacionadas ao tema para buscar investimentos em inovação, tecnologia sustentáveis e processos. Através desse Grupo, realizamos um diagnóstico sobre captação de água e reutilização de efluente, no qual foi apresentado a realidade de todas as Unidades, com esse trabalho, foi realizado aquisição de hidrômetros e horímetros em pontos que não estavam sendo monitorados.
Em uma das reuniões do GT água e efluente com a participação das gerencias, foi aprovado a aquisição dos hidrômetros para medição do consumo de água por setor produtivo, com intuito de contabilizarmos o consumo de cada processo produtivo e propor melhorias para redução desse consumo de água.
Outra ação realizada foi a definição do indicador de consumo de água alinhado ao DDO (Diagnóstico de Desempenho Operacional), sendo uma metodologia de acompanhamento de eficiência operacional acompanhamento por todos da Unidade, Gerência e Diretoria Industrial.
A Caramuru Alimentos, tem a prática de enviar diariamente o relatório de produção a alta direção e pessoas chaves, com informações importantes relacionadas ao dia anterior de cada processo produtivo, com isso, incluímos nesse relatório, o volume de captação diária realizada por cada Unidade.
Como última ação executada pelo grupo, foi a elaboração de um Processo decisório entre as supervisões da Unidade para elaboração de planos de ação robustos, para alcançarmos os dois objetivos principais de redução da captação de água e aumento do volume de efluente reutilizado.
Atualmente estamos realizando estudos de viabilidade para reutilização do efluente tratado nos processos e temos como ação, definir uma métrica de controle do indicador de reutilização do efluente e padronizar a coleta da reutilização de efluente entre as Unidades. Outras ações relacionadas é conhecer sistemas informatizados para gestão do consumo de água e reutilização de efluentes, e estudar um projeto de automação das plantas com a possibilidade de realizar o acompanhamento em tempo real da captação e consumo de água.
Para o atingimento das metas 2025 de reduzir 20% da captação de água e reutilizar 70% da água tratada, a Caramuru Alimentos realiza o acompanhamento mensal das ações do GT água com reports periódico às gerencias industriais. No planejamento para os próximos anos, as Unidades iniciaram o estudo para reutilização do efluente industrial tratado nas torres de resfriamento quer será nosso maior foco, pois essa reutilização colaborará para o atingimento destas duas metas. Entre as Unidades, Apucarana já reutiliza 100% do efluente tratado no processo de fabricação.
Estaremos trabalhando de forma efetiva no Grupo técnico no acompanhamento das ações para sua realização e buscando inovação, nossas tecnologias e investimento para conseguirmos cumprir os objetivos estabelecidos para 2025.
Os planos da ação de melhoria estão sendo incluídas no software de gestão utilizada pela Caramuru Alimentos, no qual a Analista de Sustentabilidade, Gerente da Unidade e Diretor Industrial realiza o monitoramento prazos das ações e sua execução.