Monitoramento das águas para melhoria contínua

Ficha Técnica

Empresa:

Caramuru

Metas:

  • Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Ano:

2022

Descrição geral


Em 2021 a Caramuru formalizou a construção da jornada pela sustentabilidade com a identificação de nove temas materiais que se conectam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando a visão de nossos principais stakeholders. O estudo de materialidade realizado identificou nove temas prioritários, tendo água e efluentes como um deles.  

Construindo nossa jornada, a Caramuru Alimentos SA criou um Grupo de Trabalho focado em Águas e efluentes no ano de 2022. Este grupo é composto por colaboradores multidisciplinares que representam as unidades industriais, armazenadoras e portuárias. O GT água e efluentes trabalha com a missão de levar a companhia em 2030 a “Ser reconhecida pela promoção do uso consciente da água e influenciar a conservação da biodiversidade em nossa cadeia de valor”, como dinâmica de trabalho o grupo se reúne mensalmente e desenvolve o trabalho junto às respectivas gerências e diretorias. O objetivo da empresa para 2025 é reduzir 20% da captação de água e reutilizar 70% da água tratada. 

O Projeto “Monitoramento das águas para melhoria contínua” há duas ações principais, que norteiam todo objetivo:

  1. Realizar a medição de consumo de água por setor produtivo afim de mapear os consumos, mitigar desperdícios e propor melhorias de processos para reduzir o consumo de água.
  2. Ampliar a reutilização do efluente tratado das ETE’s dentro dos processos industriais, através de melhorias no tratamento desse efluente e investimentos nos processos para se tornar viável a utilização dessa água de reúso.

Ações

Através do desdobramento do estudo de materialidade realizado, no qual apontou o tema Água e Efluente como um assunto importante para a Caramuru Alimentos, iniciamos o trabalho para definir quais seriam nossos objetivos para 2025 relacionados a esse tema material, tomando como base a nossa realidade e as práticas de mercado.

Após essa etapa, formamos o GT água e efluente, composto por pessoas atuantes em cada Unidade relacionadas ao tema para buscar investimentos em inovação, tecnologia sustentáveis e processos. Através desse Grupo, realizamos um diagnóstico sobre captação de água e reutilização de efluente, no qual foi apresentado a realidade de todas as Unidades, com esse trabalho, foi realizado aquisição de hidrômetros e horímetros em pontos que não estavam sendo monitorados.

Em uma das reuniões do GT água e efluente com a participação das gerencias, foi aprovado a aquisição dos hidrômetros para medição do consumo de água por setor produtivo, com intuito de contabilizarmos o consumo de cada processo produtivo e propor melhorias para redução desse consumo de água. 

Outra ação realizada foi a definição do indicador de consumo de água alinhado ao DDO (Diagnóstico de Desempenho Operacional), sendo uma metodologia de acompanhamento de eficiência operacional acompanhamento por todos da Unidade, Gerência e Diretoria Industrial.

A Caramuru Alimentos, tem a prática de enviar diariamente o relatório de produção a alta direção e pessoas chaves, com informações importantes relacionadas ao dia anterior de cada processo produtivo, com isso, incluímos nesse relatório, o volume de captação diária realizada por cada Unidade.

Como última ação executada pelo grupo, foi a elaboração de um Processo decisório entre as supervisões da Unidade para elaboração de planos de ação robustos, para alcançarmos os dois objetivos principais de redução da captação de água e aumento do volume de efluente reutilizado.

Atualmente estamos realizando estudos de viabilidade para reutilização do efluente tratado nos processos e temos como ação, definir uma métrica de controle do indicador de reutilização do efluente e padronizar a coleta da reutilização de efluente entre as Unidades. Outras ações relacionadas é conhecer sistemas informatizados para gestão do consumo de água e reutilização de efluentes, e estudar um projeto de automação das plantas com a possibilidade de realizar o acompanhamento em tempo real da captação e consumo de água.

Planejamento para cumprimento das metas

Para o atingimento das metas 2025 de reduzir 20% da captação de água e reutilizar 70% da água tratada, a Caramuru Alimentos realiza o acompanhamento mensal das ações do GT água com reports periódico às gerencias industriais. No planejamento para os próximos anos, as Unidades iniciaram o estudo para reutilização do efluente industrial tratado nas torres de resfriamento quer será nosso maior foco, pois essa reutilização colaborará para o atingimento destas duas metas. Entre as Unidades, Apucarana já reutiliza 100% do efluente tratado no processo de fabricação.

Estaremos trabalhando de forma efetiva no Grupo técnico no acompanhamento das ações para sua realização e buscando inovação, nossas tecnologias e investimento para conseguirmos cumprir os objetivos estabelecidos para 2025.

 

Forma de avaliação

Os planos da ação de melhoria estão sendo incluídas no software de gestão utilizada pela Caramuru Alimentos, no qual a Analista de Sustentabilidade, Gerente da Unidade e Diretor Industrial realiza o monitoramento prazos das ações e sua execução. 

Projetos Relacionados:

Comunicação da performance de águas

A Caramuru é uma das maiores processadoras de grãos do Brasil, com 5 plantas industriais, uma em Mato Grosso e outra no Paraná), as commodities são processadas e dão origem a um amplo portfólio: óleos especiais, lecitina de soja, processamento de soja, glicerina refinada, biodiesel, Proteína Concentrada de Soja (SPC), gérmen e alimentos que compõem […]