Monitoramento de conservação da biodiversidade

Ficha Técnica

Empresa:

CPFL Energia

Metas:

  • Medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa.

Ano:

2018

Descrição geral

A gestão da água é especialmente importante para as grandes usinas hidrelétricas. Dentre os impactos normalmente identificados, pode-se destacar a alteração da qualidade da água e da disponibilidade hídrica. Em função disso, são realizadas diversas atividades de monitoramento e conservação da biodiversidade.

Ações

A gestão da água é especialmente importante para as grandes usinas hidrelétricas. Dentre os impactos normalmente identificados em relação à água no período de implantação dos empreendimentos, podem-se destacar a alteração da qualidade da água e da disponibilidade hídrica. Em função disso, são realizadas diversas atividades de monitoramento e conservação da biodiversidade. Além disso, durante a operação, os empreendimentos devem garantir a segurança de suas barragens, em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) por meio de várias ações de monitoramento, inspeção e planos de segurança.

Adicionalmente, a CPFL Renováveis desenvolve um Projeto de Segurança Hídrica que busca ampliar o acesso à água segura (ou potável) para o consumo humano e para a produção de alimentos de nove comunidades nos municípios de João Câmara e São Miguel do Gostoso (RN). Trata-se de uma iniciativa socioambiental do Programa Raízes que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária dos recursos hídricos em comunidades rurais. Iniciada em 2016, o projeto contribui diretamente para o ODS 6.

As demais operações não geram descarte de água significativa (consumo de escritório), com a única exceção da Epasa (usina termelétrica) que realiza descarte de água de acordo com à legislação vigente.

Planejamento para cumprimento das metas

As metas relacionadas ao Plano Estratégico da CPFL Energia são monitoradas no próprio Ciclo do Plano, que possui horizonte de cinco anos com atualizações anuais. O processo contempla três etapas principais:

1) Elaboração do Plano (entender e avaliar o contexto, definir e validar diretrizes e ações),

2) Desdobramento do Plano em Metas (definir metas e indicadores, alinhados aos objetivos do Plano que devem ser divulgados para toda a empresa),

3) Execução e Monitoramento da Estratégia (garantir que ações e metas do Plano estejam sendo executivas e atingidas).

Forma de avaliação

Através das esferas de monitoramento:

  • Conselho de Administração e Comitê de Meio Ambiente nas SPEs (CERAN, ENERCAN, BAESA e FOZ DO CHAPECÓ)
  • UHE Serra da Mesa: Comitê de Administração da Produção (CAP)

Além disso há uma gestão de monitoramento dos dados hidrológicos e qualidade da água através dos organismos de regulação: ANA (agência nacional das águas), ANEEL, DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), IBAMA, OERH’s (1) e OEMA’s (2)

(1) OERH: Órgão Estadual de Recursos Hídricos

(2) OEMA: Órgão Estadual de Meio Ambiente

Projetos Relacionados: