Após superar alguns compromissos o Grupo Boticário se desafiou e estabeleceu em 2021 compromissos ambiciosos que englobam suas operações diretas e sua cadeia de valor, e entre eles nos comprometemos em zerar o balanço hídrico de água industrial em nossas operações e reduzir em 50% o volume de água extraída pelos nossos fornecedores críticos. A partir disso, foram desdobrados planos de ações que compõe um robusto roadmap e um sistema de acompanhamento de metas anuais, fazendo com que o tema de água ganhasse ainda mais robustez dentro da empresa.
Neutralizar impacto ambiental como compromisso para 2030

Ficha Técnica
Empresa:
Grupo Boticário
Metas:
Ano:
2021
Descrição geral
Ações
Hoje o Grupo Boticário trabalha para aumentar o reuso de água em nossas operações de fábricas e centros de distribuição, buscando eficiência por meio do desenvolvimento de tecnologias que nos façam alcançar a neutralidade, fechando o ciclo de uso de água. Sendo que hoje a água é reutilizada em vasos sanitários, limpeza do chão, jardim e torres de resfriamento. Além disso, temos reúso de água nas fábricas e aproveitamento de água da chuva nos CDs. E os volumes recirculados ou coletados passam por tratamento adequado com tecnologia de ponta.
Outro ponto que contribui para que esse tema seja inserido no negócio, foi o impacto dessas metas de ecoeficiência na remuneração variável dos executivos da área responsável.
Com isso nossos resultados até o momento são os seguintes:
Consumo total (m3) em 2020: 288.011,5
Água de reúso/de chuva (m³) em 2020: 67.743,7
Intensidade hídrica m³/ton produzida3 5,4 5,6 5,5
Obtendo uma reutilização (% sobre o volume Consumido) em 2020 de 23,5% e com meta para 2021 de 25,0%.
Sendo um destaque na fábrica de Camaçari (BA), a limpeza térmica evitou o uso de produtos químicos, com a mesma qualidade biológica. O resultado: redução de efluentes e aumento das possibilidades de reaproveitamento de água. Também desenvolvemos uma bomba a vácuo para transporte de componentes.
Planejamento para cumprimento das metas
Para melhorias até 2025, temos o cumprimento do nosso roadmap de projetos para o alcance dos compromissos 2030, sendo que buscaremos por melhores tecnologia e inovações que impulsionem essa frente, além de intensificar o reuso de água nas fábricas e centros de distribuição. Trazendo melhores soluções de aproveitamento de água da chuva.
Forma de avaliação
Além da meta global, as áreas possuem metas específicas de redução do consumo. Acompanhamos o desempenho no consumo de água por meio dos indicadores absolutos e relativos, por tonelada produzida nas fábricas e por hora trabalhada no caso dos CDs e escritórios.1. Instalação de equipamento que permita 100% de utilização de água de reuso nas torres de resfriamento;
Sendo as metas para 2025 as seguintes: 60% de ganhos de eficiência hídrica (água consumida por tonelada de produto) nas fábricas em comparação com 2005. E 50% de reuso de água ou utilização de água da chuva sobre o consumo total nos sites operacionais.
Projetos Relacionados:

O movimento Viva Água (MVA) promove segurança hídrica e adaptação às mudanças climáticas a partir de ações de conservação e recuperação de ecossistemas naturais, além do incentivo ao empreendedorismo com impactos sociais e ambientais positivos. Idealizado pela Fundação Grupo Boticário, o modelo envolve múltiplos atores, com a oportunidade de ser replicado em qualquer bacia hidrográfica […]

O Grupo Boticário está sempre atento e elaborando planos de ações curto, médio e longo prazo para os riscos que contemplam aspectos de meio ambiente e sustentabilidade. Com isso, os riscos de água são mapeados dentro da Matriz de Riscos ESG e para cada um deles temos planos de ações específicos. Como a água é […]

O Grupo Boticário estabelece metas setorizadas para o uso de água em suas fábricas. Entre elas, a de que em 100% das obras, reformas e novas construções, sejam utilizadas premissas de construção sustentável, o que inclui o sistema de consumo de água.

Em 2019 a Fundação Grupo Boticário desenhou duas grandes iniciativas para promover ações compartilhadas com foco em segurança hídrica: O Movimento Viva Água e o Oásis Lab Baía de Guanabara de desenvolvimento territorial.