Parceria com o Projeto ISA Y Ikatu Xingu

Ficha Técnica

Empresa:

Natura

Metas:

  • Incentivar projetos compartilhados em prol da água.

Ano:

2018

Descrição geral

Parceria com o projeto ISA Y Ikatu Xingu em ações de segurança hídrica no restauro de nascentes do rio Xingu. No projeto, a Natura também faz parte do grupo Rede de Sementes. Objetivo é coletar sementes para o plantio de árvores através do sistema de muvuca.

Ações

Por meio de iniciativas de compensação de carbono apoia o projeto do ISA Y Ikatu Xingu, que faz o restauro das nascentes do rio Xingu e já está com 10 anos de existência. Foram restaurados o equivalente a 518 hectares nas cabeceiras do Rio Xingu com o apoio do programa de compensação – a área restaurada pela iniciativa é maior. Também faz parte do projeto um grupo chamado Rede de Sementes, que coleta sementes para o plantio de árvores através do sistema de muvuca.

Planejamento para cumprimento das metas

O apoio é realizado através do Edital do Programa de Compensação de Carbono da Natura e, para compor a carteira de projetos, a iniciativa precisa ser submetida ao Edital, que abre a cada dois ou três anos. Outras iniciativas florestais de restauro ou projetos de REDD e desmatamento evitado fazem parte da carteira de compensação de carbono e contribuem também para a água.

Forma de avaliação

N.A.

Projetos Relacionados:

Eficiência hídrica nas fábricas

A Natura desenvolve diversas ações para o melhor uso de água em suas instalações. Em Cajamar (SP), por exemplo, é feita a utilização de Água de reúso em sanitários, limpeza predial e utilidades. No site do Ecoparque, em Benevides (PA), é utilizado um sistema de jardins filtrantes para o tratamento da Água não industrial das instalações.

Neutralização da pegada hídrica

A neutralização da pegada hídrica é um compromisso firmado pela Natura em sua Visão de Sustentabilidade. A empresa também divulga todos os anos os avanços no tema e indicadores no Relatório Anual e em eventos relacionados ao tema.

Preservação de nascentes no rio Xingu

A Natura mantém há dez anos um apoio ao projeto do ISA Y Ikatu Xingu, de preservação de nascentes do rio Xingu. Foram restaurados por meio da iniciativa o equivalente a 518 hectares nas cabeceiras do Rio Xingu com o apoio do programa de compensação.

Utilização de água de reúso

Água de reúso em larga escala nas instalações da unidade de Cajamar (SP). No complexo industrial de Ecoparque, em Benevides (PA), sistema de jardins filtrantes para o tratamento da água das instalações.