Recuperação e Purificação do Efluente Industrial: Um Processo Inovador e Sustentável na Indústria de Tabaco.

Ficha Técnica

Empresa:

Philip Morris Brasil

Metas:

  • Mitigar os riscos da água para o negócio.

Ano:

2021

Descrição geral


Na Philip Morris Brasil, a entrada de água no sistema, em 2019, foi cerca de 43 mil m3: 80% proveniente de poços artesianos; 14% da rede pública e 6% água da chuva. A empresa entrega anualmente cerca de 24 mil m3 de água tratada através de sua estação de tratamento de efluentes. Este volume já atende a todos os requisitos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul(FEPAM-RS), porém precisa adequar-se aos parâmetros necessários para poder ser utilizada em equipamentos como torres de resfriamento e caldeira, evitando incrustações e desgaste prematuro. Por isto, a Philip Morris Brasil desenvolve um projeto inovador de reuso de água na indústria do tabaco, através da implementação de um sistema de ultra purificação da água da ETDI, tendo como referencial principal o processo de osmose reversa, que pode ser combinado a outros sistemas de tratamento mecânico e/ou químicos. A água proveniente desse reaproveitamento, e que será utilizada na caldeira e nas torres de resfriamento, vai reduzir o volume de água captada dos poços artesianos em até 20%.

Ações

O Projeto foi submetido e aprovado junto ao Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII), e está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente. O custo do projeto está sendo suportado pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (70%) e pela PMB (30%). Como fases já concluídas podemos citar: 1) caracterização física, química e biológica da água descartada na ETDI; e 2) relatório contendo os testes de bancada realizados para definição da combinação ideal de sistemas agregados a osmose reversa e a definição de qual a melhor combinação. Em andamento: 3) construção do protótipo. E planejado para 2022: 4) relatório de teste e validação do protótipo com a água tratada de reuso na caldeira e torre de resfriamento e; 5) entrega do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do sistema.

Planejamento para cumprimento das metas

Em termos executivos, o projeto é composto por 5 principais etapas: 1) caracterização física, química e biológica da água descartada na ETDI; e 2) relatório contendo os testes de bancada realizados para definição da combinação ideal de sistemas agregados a osmose reversa e a definição de qual a melhor combinação; 3) construção do protótipo; 4) relatório de teste e validação do protótipo com a água tratada de reuso na caldeira e torre de resfriamento e; 5) entrega do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do sistema proposto e relatório final. Para acompanhamento do status, PMB e SENAI se reúnem mensalmente para falar sobre as ações das etapas, desafios e próximos passos que objetivam a entrega de um projeto capaz de recuperar até 20% da água da ETDI, para uso em caldeira e torres de resfriamento.

Forma de avaliação

O Laboratório do SENAI avalia dados físicos, químicos e biológicos da água da ETDI-PMB em seu laboratório e faz testes de bancada para definição da combinação ideal de sistemas agregados a osmose reversa para definir a melhor combinação para entrega de água de qualidade própria para reuso em torres de resfriamento e caldeira. Através da construção de um protótipo, será possível avaliar o melhor modelo de osmose reversa para atender a água de entrada (efluente industrial da indústria de tabaco, que já atende a todos os requisitos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e requerimentos da água de saída (purificação do efluente industrial da indústria de tabaco).

Projetos Relacionados:

Serviços ambientais de restauro e proteção de nascentes e margens de cursos de água

A recuperação e proteção de nascentes e margens do Arroio Andréas é uma das principais vertentes das ações da Philip Morris no engajamento de sua cadeia de valor ao tema da Segurança Hídrica. A iniciativa é conduzida no âmbito do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, em parceria com a Prefeitura de Vera […]

Projeto de Diagnóstico da qualidade da água para consumo humano na bacia hidrográfica do Baixo Taquari

O objetivo principal deste estudo é desenvolver um diagnóstico da qualidade da água para consumo humano na Bacia Hidrográfica do Baixo Taquari, produzindo um diagnóstico da qualidade da água de abastecimento de 101 residências localizadas na Bacia Hidrográfica do Baixo Taquari, junto de um mapa temático de localização das 101 residências localizadas na Bacia Hidrográfica […]

CDP + AWS

Por meio de seu website, a Philip Morris informa anualmente os resultados da gestão de recursos hídricos, como parte dos requisitos para a certificação no padrão Alliance for Water Stewardship (AWS). Além disso, divulga informações sobre o tema em seu Relatório de Sustentabilidade e participa da plataforma CDP Water. Com o objetivo de complementar as […]

Uso do padrão AWS International Water Stewardship Standard

Empresa certificada no padrão AWS International Water Stewardship Standard. O sistema permite a mensuração do impacto do uso da água nas operações e gerenciamento do seu uso sustentável. Meta de adotar o mais alto nível de aplicação dos parâmetros até 2025.