Uso da tecnologia na redução de perdas em Limeira (SP)

Ficha Técnica

Empresa:

BRK Ambiental

Metas:

  • Contribuir com tecnologias, conhecimentos, processos e recursos humanos.

Ano:

2018

Descrição geral

De acordo com o Ranking do Saneamento 2018 do Instituto Trata Brasil, que analisa indicadores relacionados ao nível de cobertura, melhora de cobertura e nível de eficiência, na prestação dos serviços de água e esgoto, Limeira ficou na 6ª posição, confirmando sua condição de referência dos últimos rankings publicados pelo Instituto Trata Brasil.

Ações

A BRK já dispõe de uma série de tecnologias que inovam em sistemas tanto de uso como de tratamento e redução de perdas. Haja vista que o tema água é algo que forma parte do nosso core business tais soluções se multiplicam sobretudo pela busca da eficiência operacional.

Limeira foi a primeira cidade a conceder os serviços de saneamento para a iniciativa privada, em 1995. Na Estação de Tratamento de Água da cidade são produzidos aproximadamente 21 milhões de m³ de água tratado por ano, com uma vazão média de 750 litros por segundo. A partir deste ponto, a água é levada para as 100.000 ligações, distribuídas em 1.200 km de extensão de redes de água, para atendimento dos cerca de 300 mil habitantes do Município.

Entre as melhores

De acordo com o Ranking do Saneamento 2018 do Instituto Trata Brasil, que analisa indicadores relacionados ao nível de cobertura, melhora de cobertura e nível de eficiência, na prestação dos serviços de água e esgoto, Limeira ficou na 6ª posição, confirmando sua condição de referência dos últimos rankings publicados pelo Instituto Trata Brasil.

Além da universalização e excelência na prestação dos serviços, Limeira também é destaque no Ranking Trata Brasil pela eficiência no índice de perdas na distribuição, que considera a diferença entre o volume de água produzida e o volume oficialmente entregue. Enquanto, em média, as cidades brasileiras perdem 43,18% da água produzida, em Limeira esse número é de apenas 15,57%, a melhor marca do país (SNIS – 2016).

Este nível de eficiência é possível com investimentos em pessoas, equipamentos e processos de gestão, para reduzir as perdas reais e comerciais no sistema de distribuição de água do Município. Assim, Limeira conta com setorização de 70 zonas de macromedição onde são controladas e medidas as vazões e pressões de abastecimento, além da manutenção de um parque de hidrômetros de menos de 5 anos de idade. A Concessionária conta com equipes dedicadas exclusivamente à detecção de vazamentos não-visíveis, por meio da utilização de equipamentos acústicos, como haste de escuta e geofones eletrônicos.

Além disso, as equipes de reparo são dotadas de ferramentas de programação remota que permitem um rápido e qualificado atendimento às ocorrências de manutenção em tubulações de água, fazendo com o tempo médio decorrido entre a constatação de um vazamento e a conclusão do procedimento de reparo seja de menos de 6 horas, evitando-se desperdício de água e garantindo a regularidade no abastecimento da população.

Importante ressaltar a relevância dos avanços em ações de combate a perdas de água no sistema de distribuição, alcançados ao longo dos mais de 20 anos de Contrato de Concessão. Além da universalização dos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, verifica-se que, atualmente, Limeira capta e trata cerca de 15% menos água do que fazia em 1995, mesmo com quase o dobro do número de ligações de água interligados ao sistema. Isto somente é possível devido à redução dos índices de perdas de água da distribuição, que caíram de 45% para 16%, evitando o desperdício de cerca de 5 bilhões de litros por ano, contribuindo para a qualidade de vida no município de Limeira e para a preservação dos mananciais da Bacia do Rio Piracicaba.

Estas ações também permitiram que Limeira passasse praticamente ilesa, em relação à crise hídrica do Estado de SP, nos anos de 2014 e 2015. Enquanto a maioria dos municípios da região tiveram o abastecimento de suas residências impactados com regimes de racionamento, Limeira não experimentou nenhum impacto no abastecimento de água, sendo mantidas a regularidade e a qualidade da água distribuída a sua população.

Substituição de redes em 2018

Desde janeiro, a concessionária já instalou 4.529 metros de novas redes de água no município. No total, foram nove novos trechos de redes instaladas, beneficiando cerca de 48 mil moradores de 21 bairros. Trata-se de um Plano de Combate às Perdas que vem sendo realizado ano após ano pela concessionária e que envolve o mapeamento das áreas com maior volume perdido, ruas com maiores ocorrências de vazamentos e a identificação das ações necessárias para reduzir essas perdas.

Planejamento para cumprimento das metas

Forma de avaliação

Projetos Relacionados:

Projetos em parceria com o instituto Trata Brasil

A inserção do tema água na estratégia de negócios da BRK inclui parcerias com o instituto Trata Brasil. Os trabalhos buscam o desenvolvimento de estudos e projetos que refletem a importância do saneamento na vida das pessoas. A empresa também mantém parceria com a instituição Comunitas, para o projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa […]

Redução de perdas e foco na água de reúso

A BRK desenvolve projetos e inciativas para mitigação dos riscos da água para o negócio, com especial foco no controle e redução de perdas, produção e ampliação da utilização de água de reúso, qualidade da água e efluentes e projetos estratégicos para eficiência operacional. Um dos destaques é o Aquapolo, que fornece por contrato 650 litros/segundo […]

Relatório Anual de Sustentabilidade e canais internos

O Relatório Anual de Sustentabilidade é um dos principais meios a serem utilizados pela BRK para a divulgação de informações. Outros veículos são os canais internos de comunicação.

Projetos em parceria com organizações da sociedade civil

Projetos envolvendo recursos hídricos são objeto de parceria entre a BRK e organizações. Todas as iniciativas deverão seguir uma extensa e exaustiva metodologia de avaliação de impacto. A empresa patrocinou as edições de 2017 e 2018 do Water Innovation Lab Brasil, que consiste em uma série de encontros no país com temas relacionados a água. […]