Utilização de água de reúso

Ficha Técnica

Empresa:

Natura

Metas:

  • Ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios.

Ano:

2018

Descrição geral

Água de reúso em larga escala nas instalações da unidade de Cajamar (SP). No complexo industrial de Ecoparque, em Benevides (PA), sistema de jardins filtrantes para o tratamento da água das instalações.

Ações

Utilização de água de reúso com sistema de larga escala envolvendo os sanitários, limpeza predial e utilidades (água gelada e vapor) do site de Cajamar (SP). No site do complexo industrial de Ecoparque, em Benevides (PA), utiliza um sistema de jardins filtrantes para o tratamento da água das instalações. Tem projeto em estudo para utilização de água de reúso em sistema CIP (clean in place) na área de produção. Dispõe de sistema de captação de água de chuva para irrigação e uso em sanitários no site Natura São Paulo (NASP), com previsão para início em 2019 no Ecoparque.

Planejamento para cumprimento das metas

Realiza o estudo da Pegada Hídrica de sua cadeia de valor, incorporando a ecotoxicidade e stress hídrico local como parâmetros da métrica. O objetivo por sua Visão de sustentabilidade 2050 é que, até 2020, tenha uma estratégia de redução e neutralização dos impactos.

Forma de avaliação

São definidas metas mensais e anuais para o indicador de consumo absoluto e relativo de água nos sites Natura. Também realiza avaliação e monitoramento dos sites de terceiros mais representativos que produzem para a Natura.

Projetos Relacionados:

Eficiência hídrica nas fábricas

A Natura desenvolve diversas ações para o melhor uso de água em suas instalações. Em Cajamar (SP), por exemplo, é feita a utilização de Água de reúso em sanitários, limpeza predial e utilidades. No site do Ecoparque, em Benevides (PA), é utilizado um sistema de jardins filtrantes para o tratamento da Água não industrial das instalações.

Neutralização da pegada hídrica

A neutralização da pegada hídrica é um compromisso firmado pela Natura em sua Visão de Sustentabilidade. A empresa também divulga todos os anos os avanços no tema e indicadores no Relatório Anual e em eventos relacionados ao tema.

Preservação de nascentes no rio Xingu

A Natura mantém há dez anos um apoio ao projeto do ISA Y Ikatu Xingu, de preservação de nascentes do rio Xingu. Foram restaurados por meio da iniciativa o equivalente a 518 hectares nas cabeceiras do Rio Xingu com o apoio do programa de compensação.

Relatório Anual de Sustentabilidade

Em sua Visão de Sustentabilidade 2050, a Natura se comprometeu com uma estratégia de redução e neutralização da pegada hídrica. Os resultados são divulgados no Relatório Anual e em eventos relacionados ao tema.