Programas

Curso de Liderança e Sustentabilidade


Por dois anos consecutivos (2013 e 2014), o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e a Universidade de Cambridge trazem ao Brasil o curso de Liderança e Sustentabilidade: Business and Sustainability Programme (BSP), do Cambridge Institute for Sustainability Leadership.

Criado em 1994, o Curso de Liderança e Sustentabilidade já inspirou o desenvolvimento de muitos programas e iniciativas similares ao redor do mundo tendo educado mais de 2 mil líderes. Incluindo CEOs e Presidentes em suas oficinas de sustentabilidade.  Com foco em lideranças do setor empresarial, governamental e sociedade civil, o seminário tem como objetivo engajar líderes e fazê-los entender as implicações estratégicas dos riscos e das oportunidades da sustentabilidade para os negócios e para o valor das empresas.

Para compor um grupo equilibrado de executivos, serão selecionados participantes de diversas áreas das organizações (RH, Estratégia, Finanças, P&D, Produção e Sustentabilidade). Esse equilíbrio é fundamental para o modelo de aprendizado: expor líderes às ideias e soluções apresentadas por profissionais de sustentabilidade e desafiar líderes de sustentabilidade colocando-os em contato com a realidade e experiências de negócios apresentadas por lideranças de outras áreas. Esta iniciativa faz parte dos esforços do CEBDS para aproximar a sustentabilidade e os princípios que a norteiam dos líderes corporativos.

O grupo de participantes geralmente é composto por líderes empresarias e altos executivos, representantes de diferentes instâncias de governo, Agências Internacionais e Organizações Não-Governamentais. Os participantes terão contato com assuntos como inovação, novos modelos de negócio, mudança climática, relato integrado, capital natural, entre outros.

Perfil dos participantes:

  • Líderes empresariais – O seminário é destinado a líderes empresariais e altos executivos com atuação estratégica em suas organizações, sendo geralmente diretores de empresas ou líderes de grupo.
  • Setor público e governo – Representantes de diferentes instâncias de governo, incluindo diretores de agências governamentais com foco em redução da pobreza, planejamento e proteção do meio ambiente e desenvolvimento rural, por exemplo.
  • Agências internacionais – Diretores e responsáveis regionais por organizações como Banco Europeu de Investimento, PNUD, Banco Mundial e IFC e outros
  • Organizações Não-Governamentais – Para cada seminário, algumas vagas poderão ser reservadas para líderes de ONGs e respectivas direções regionais.

Requisitos básicos para participar:

  • Qualificação profissional apropriada;
  • Possuir mais de 10 anos de experiência;
  • Inglês fluente (haverá tradução simultânea apenas para as plenárias);
  • Capacidade de financiar o curso ou indicar uma instituição patrocinadora.

Informações podem ser obtidas por meio do e-mail cebds@cebds.org ou no site do Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL).

Clique aqui e veja a programação preliminar do curso de 2014.