Iniciativas

Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes


A Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes, coordenada pelo CEBDS e pela Climate Bonds Initiative conta com a participação de cerca de 25 instituições financeiras e empresas. Fazem parte do grupo  fundos de pensão, bancos públicos e privados, seguradoras, instituições do mercado local e dos setores industriais chave.

Premissas da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes:

  1. Reunir representantes do mercado brasileiro em fórum para discutir e alavancar iniciativas e fluxos de informação que já estão acontecendo sobre finanças verdes, sem duplicar esforços.
  2. Coordenar o setor privado para a implementação da NDC brasileira – suas oportunidades e desafios – e identificar e promover o papel de cada uma das partes necessárias para esta implementação: governo, investidores, empresas, bancos, academia, sociedade civil.
  3. Falar com o governo e sugerir proativamente uma agenda de desenvolvimento para investimentos verdes no Brasil.
  4. Construir um Plano Estratégico Nacional sobre oportunidades de investimento para a economia verde no Brasil, os desafios e as soluções sugeridas sobre como atrair capital privado local e estrangeiro em escala para financiar esses investimentos.
  5. Ser um fórum colaborativo, onde cada setor representado na Iniciativa possa contribuir para a agenda proposta e sugerir temas e discussões que sejam relevantes para si.