Iniciativas

Iniciativa Empresarial em Clima (IEC)


A Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) é a principal articulação de empresas brasileiras em torno do tema  mudança do clima. A iniciativa é composta por outras seis organizações: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Carbon Disclosure Project (CDP), Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, Instituto Ethos, Envolverde e Neomondo.

Os principais objetivos da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) são:

  1. Alinhar temas e agendas de cada iniciativa, buscando sinergias nas atuações e propondo ações conjuntas que possam contribuir para o País rumar a uma economia de baixo carbono;
  2. Reunir e promover o intercâmbio das informações e conteúdos produzidos por cada iniciativa, otimizando recursos, qualificando as ações e potencializando a atuação empresarial frente às mudanças climáticas;
  3. Fortalecer o posicionamento desse grupo de empresas no diálogo com o governo em cima de uma agenda propositiva.

Business Initiative on Climate ( IEC em Português) lançou em 2016 o “Posicionamento Empresarial sobre Precificação de Carbono no Brasil”, um documento redigido pelas organizações que compõem a IEC junto às empresas membro de sua redes. Tem como objetivo engajar o setor na agenda de precificação de carbono e estabelece-lo como ator relevante, a ser envolvido no debate e construção de políticas públicas nesta agenda. O documento traz mensagens gerais sobre como o setor defende que o tema seja trabalhado pelo governo e compromissos assumidos pelas empresas a fim de contribuir com o avanço da agenda. Acesse o documento na íntegra. Para assinar o posicionamento clique aqui.

Saiba mais sobre os aprendizados alcançados no processo de elaboração do posicionamento, além de saber as perspectivas das empresas sobre o papel e o envolvimento do setor na agenda de precificação de carbono no Brasil e internacionalmente. Acesse aqui.

Conheça o  ‘Nós permaneceremos’  , o texto da IEC apoia o movimento We Are Still In liderado pelo We Mean Business, no qual mantém o compromisso e todo o apoio às ações para o cumprimento do Acordo de Paris.

Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), realizou no dia 13 de novembro de 2017, o side event The role of carbon pricing mechanisms in achieving NDC – a view of multistakeholders”, no Indigenous People’s Pavilion, na COP23. O evento discutiu os desafios da NDC brasileira, com foco na implementação de mecanismos de precificação de carbono, e lançou a carta aberta Setor Privado Apoia a Precificação de Carbono no Brasil. A carta de apoio do setor privado à precificação, elaborada pela IEC com apoio da Carbon Pricing Leadership Coalition(CPLC), iniciativa do Banco Mundial, é um documento, assinado por cerca de 25 CEOs e CFOs de grandes empresas e organizações, defende o estabelecimento de um mecanismo de precificação adequado às características da economia e ao perfil de emissões de GEE do país. Dessa forma, pretende-se incentivar investimentos, garantir a competitividade das empresas e estimular a inovação tecnológica de baixa emissão. Se a sua empresa possui interesse em assinar a carta aberta, basta entrar em contato com o e-mail: fabio.guido@cebds.org.br .