O fim de ano é uma excelente data para refletirmos sobre nossas atitudes e planejarmos o próximo ano. Esse é o momento de mudanças, transformações e disposição para novos desafios e outras maneiras de enxergar o mundo. Não é hora de procrastinar!
E tem objetivos que todos temos que cumprir! A campanha de fim de ano do CEBDS “ODS, objetivos que precisamos cumprir!” mostra como podemos colocar em prática em nosso dia a dia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Umas das formas de exercitar o consumo consciente é evitar compras em excessos e por impulso. Além da reutilização e o descarte adequado. Os produtos alimentares, por exemplo, têm grandes quantidades de embalagens, então faça sua parte e separe corretamente os materiais, assim facilita no processo de reciclagem.
É importante estar em contato com a natureza. São inúmeros os benefícios: calma, tranquilidade, bem estar. Faça trilhas, visite jardins botânicos. Você pode também deixar sua casa mais verde, com várias plantas!
Utilize menos carro, e opte por outros meios de transporte. Com essa atitude você ajuda a reduzir a poluição e os efeitos da crise climática.
A cada dia são consumidos uma grande quantidade de produtos. O que gera grande volume de lixo. Saber da importância do descarte correto é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Sempre descarte os produtos de maneira correta, assim o processo de reciclagem será mais rápido e eficaz. Separe embalagens plásticas, vidros e latinhas. Não mistures outros lixos aos restos orgânicos. Ah, muito importante nunca coloque vidros juntos à outros lixos, pois eles podem machucar que for manusear o lixo que os vidros.
Consumir água de maneira responsável é de extrema importância para garantir o desenvolvimento sustentável. Segundo a Organização Mundial de Saúde a quantidade recomendada para o consumo diário de água é de 110 litros. Mas é possível utilizar menos do que isso.
Atitudes simples como evitar banhos demorados, e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, assim como a torneira ao escovar os dentes e lavar louças. Aproveitar a água da chuva para atividades como regar plantas e a água do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o quintal também é uma boa opção.
A prática da compostagem, que é o processo biológico de reciclagem de matéria orgânica (urbana, doméstica, agrícola, industrial) ajuda na redução de resíduos. A compostagem é um processo natural em que microorganismos, como fungos, junto com as minhocas, são responsáveis pelo processo de degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, material extremamente rico em nutrientes e fértil.